Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/62188
Tipo: Dissertação
Título: Entre o barro e o concreto: abandono e resgate de técnicas construtivas na região da Serra do Cipó
Autor(es): Iara Pezzuti dos Santos
primer Tutor: Silke Kapp
primer miembro del tribunal : Margarete Maria de Araújo Silva
Segundo miembro del tribunal: Thiago Lopes Ferreira
Tercer miembro del tribunal: Akemi Hijioka
Resumen: A dissertação tem por objeto a produção atual de arquiteturas com técnicas construtivas e materiais ver-náculos – sobretudo o barro – na região da Serra do Cipó. Essa produção é analisada a partir dos canteiros de obras, do contexto sócio-espacial e de seus produtos. A pesquisa apresentada foi realizada mediante trabalho de campo, com observação direta e observação participante, bem como entrevistas exploratórias e em profundidade com agentes da construção local. A primeira parte do texto apresenta o marco concei-tual, histórico e geográfico da pesquisa, bem como seus procedimentos, para então discutir a substituição paulatina dos modos de construir vernáculos pela produção com materiais convencionais – sobretudo o concreto – e os efeitos sociais de tais mudanças. Na segunda parte, discute-se o movimento oposto, isto é, o resgate do saber e saber-fazer vernáculos nas condições atuais, atravessadas por conhecimentos e relações de produção e circulação exógenos. Isso inclui a elaboração de uma tipologia de construtores, ou seja, um conjunto de tipos ideais, baseado em casos concretos. Finalmente, com o objetivo de subsidiar práticas de assessoria técnica e políticas públicas, são delineadas ações que ampliem as possibilidades de o barro e outros materiais locais continuarem a ser parte da cultura construtiva, afinada às singularidades de cada contexto, com a devida valorização simbólica e o paulatino aprimoramento técnico, favorecendo a autonomia de seus agentes locais.
Abstract: The object of this master thesis is the current production of architecture using vernacular construction techniques and materials – particularly clay – in the Serra do Cipó region. This production is analysed through its construction sites, its socio-spatial context and its products. The research presented was con-ducted by means of fieldwork, direct and participant observation, as well as exploratory and in-depth in-terviews with local builders. The first part of the text presents the conceptual, historical and geographical framework of the study and its procedures, and then discusses the gradual replacement of vernacular ways of building by a production with conventional materials – particularly concrete – and the social impact of these changes. The second part discusses the opposite movement, i.e. the revival of vernacular knowledge and know-how under contemporary conditions, crossed by exogenous knowledge and relations of produc-tion and circulation. This includes drafting a builder typology, that is, a set of ideal types based on concrete cases. Finally, with the aim of supporting technical aid practices and public policies, measures are outlined that expand the possibilities for clay and other local materials to continue to be part of the building culture, attuned to the specificities of each context, with proper symbolic valuation and gradual technical impro-vement, fostering the autonomy of its local agents.
Asunto: Construção de adobe
Habitações
Arquitetura de habitação
Serra do Cipó (MG)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/62188
Fecha del documento: 31-oct-2023
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
PEZZUTI, Iara_Entre o barro e o concreto.pdf8.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons