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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Hipóteses, delineamento e instrumentos do estudo educatel, brasil, 2015/2016
Título(s) alternativo(s): Hypotheses, design, and instruments in the Educatel Study, Brazil, 2015/2016
Autor(es): Ada Ávilaassunção
Adriane Mesquita de Medeiros
Rafael Moreira Claro
Marcel de Toledo Vieira
Emanuella Gomes Maia
Juliana Mara Andrade
Resumen: O Estudo Educatel 2015/2016 foi delineado para avaliar a saúde e as con dições do trabalho realizado nas escolas, de uma amostra representativa dos 2.220.000 professores que atuavam na Educação Básica no Brasil. O objetivo do artigo foi descrever as bases e o delineamento da pesquisa telefônica, que utilizou questionário composto por 54 perguntas curtas e simples, a maioria composta de respostas preestabelecidas (questões fechadas), versando sobre morbidades, acidentes, absenteísmo, frequência dos comportamentos saudáveis, ambiente físico e psicossocial, e características do emprego. Na etapa piloto, o questionário multitemático foi avaliado a fim de verificar os efeitos da terminologia usada, o formato das questões e das alternativas de resposta, a organização interna das perguntas, a produção das respostas e a duração da entrevista. O treinamento dos entrevistadores, o acompanhamento e a escuta das chamadas em tempo real buscaram identificar problemas de comunicação. Os professores foram entrevistados na escola, após contato prévio com o assistente escolar para agendamento. Para interpretar os resultados, alerta-se sobre as vantagens e riscos de vieses relacionados à modalidade de entrevista por telefone. Os resultados sobre o perfil dos professores, adoecimento e ambiente escolar fornecerão insumos para a elaboração de ações intersetoriais para melhorar a saúde do grupo alvo que, de acordo com as concepções que foram aqui apresentadas, estaria relacionada aos indicadores educacionais brasileiros.
Asunto: Métodos
Inquéritos Epidemiológicos
Professores Escolares
Saúde Ocupacional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ENF - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO
MED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA
MED - DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA SOCIAL
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311X00108618
URI: http://hdl.handle.net/1843/62266
Fecha del documento: 2019
metadata.dc.url.externa: doi:10.1590/0102-311x00108618
metadata.dc.relation.ispartof: Cadernos de Saúde Pública
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