Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62266
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAda Ávilaassunçãopt_BR
dc.creatorAdriane Mesquita de Medeirospt_BR
dc.creatorRafael Moreira Claropt_BR
dc.creatorMarcel de Toledo Vieirapt_BR
dc.creatorEmanuella Gomes Maiapt_BR
dc.creatorJuliana Mara Andradept_BR
dc.date.accessioned2024-01-02T14:23:25Z-
dc.date.available2024-01-02T14:23:25Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.volume35pt_BR
dc.citation.issueSuppl 1pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage11pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/0102-311X00108618pt_BR
dc.identifier.issn16784464pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/62266-
dc.description.resumoO Estudo Educatel 2015/2016 foi delineado para avaliar a saúde e as con dições do trabalho realizado nas escolas, de uma amostra representativa dos 2.220.000 professores que atuavam na Educação Básica no Brasil. O objetivo do artigo foi descrever as bases e o delineamento da pesquisa telefônica, que utilizou questionário composto por 54 perguntas curtas e simples, a maioria composta de respostas preestabelecidas (questões fechadas), versando sobre morbidades, acidentes, absenteísmo, frequência dos comportamentos saudáveis, ambiente físico e psicossocial, e características do emprego. Na etapa piloto, o questionário multitemático foi avaliado a fim de verificar os efeitos da terminologia usada, o formato das questões e das alternativas de resposta, a organização interna das perguntas, a produção das respostas e a duração da entrevista. O treinamento dos entrevistadores, o acompanhamento e a escuta das chamadas em tempo real buscaram identificar problemas de comunicação. Os professores foram entrevistados na escola, após contato prévio com o assistente escolar para agendamento. Para interpretar os resultados, alerta-se sobre as vantagens e riscos de vieses relacionados à modalidade de entrevista por telefone. Os resultados sobre o perfil dos professores, adoecimento e ambiente escolar fornecerão insumos para a elaboração de ações intersetoriais para melhorar a saúde do grupo alvo que, de acordo com as concepções que foram aqui apresentadas, estaria relacionada aos indicadores educacionais brasileiros.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENF - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃOpt_BR
dc.publisher.departmentMED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIApt_BR
dc.publisher.departmentMED - DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA SOCIALpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de Saúde Pública-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMétodospt_BR
dc.subjectInquéritos Epidemiológicospt_BR
dc.subjectProfessores Escolarespt_BR
dc.subjectSaúde do trabalhadorpt_BR
dc.subject.otherMétodospt_BR
dc.subject.otherInquéritos Epidemiológicospt_BR
dc.subject.otherProfessores Escolarespt_BR
dc.subject.otherSaúde Ocupacionalpt_BR
dc.titleHipóteses, delineamento e instrumentos do estudo educatel, brasil, 2015/2016pt_BR
dc.title.alternativeHypotheses, design, and instruments in the Educatel Study, Brazil, 2015/2016pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externadoi:10.1590/0102-311x00108618pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Hipóteses, delineamento e instrumentos do pdfa.pdf182.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.