Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/62266
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ada Ávilaassunção | pt_BR |
dc.creator | Adriane Mesquita de Medeiros | pt_BR |
dc.creator | Rafael Moreira Claro | pt_BR |
dc.creator | Marcel de Toledo Vieira | pt_BR |
dc.creator | Emanuella Gomes Maia | pt_BR |
dc.creator | Juliana Mara Andrade | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-02T14:23:25Z | - |
dc.date.available | 2024-01-02T14:23:25Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.citation.volume | 35 | pt_BR |
dc.citation.issue | Suppl 1 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dc.citation.epage | 11 | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.1590/0102-311X00108618 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 16784464 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/62266 | - |
dc.description.resumo | O Estudo Educatel 2015/2016 foi delineado para avaliar a saúde e as con dições do trabalho realizado nas escolas, de uma amostra representativa dos 2.220.000 professores que atuavam na Educação Básica no Brasil. O objetivo do artigo foi descrever as bases e o delineamento da pesquisa telefônica, que utilizou questionário composto por 54 perguntas curtas e simples, a maioria composta de respostas preestabelecidas (questões fechadas), versando sobre morbidades, acidentes, absenteísmo, frequência dos comportamentos saudáveis, ambiente físico e psicossocial, e características do emprego. Na etapa piloto, o questionário multitemático foi avaliado a fim de verificar os efeitos da terminologia usada, o formato das questões e das alternativas de resposta, a organização interna das perguntas, a produção das respostas e a duração da entrevista. O treinamento dos entrevistadores, o acompanhamento e a escuta das chamadas em tempo real buscaram identificar problemas de comunicação. Os professores foram entrevistados na escola, após contato prévio com o assistente escolar para agendamento. Para interpretar os resultados, alerta-se sobre as vantagens e riscos de vieses relacionados à modalidade de entrevista por telefone. Os resultados sobre o perfil dos professores, adoecimento e ambiente escolar fornecerão insumos para a elaboração de ações intersetoriais para melhorar a saúde do grupo alvo que, de acordo com as concepções que foram aqui apresentadas, estaria relacionada aos indicadores educacionais brasileiros. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ENF - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.department | MED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.department | MED - DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA SOCIAL | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Cadernos de Saúde Pública | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Métodos | pt_BR |
dc.subject | Inquéritos Epidemiológicos | pt_BR |
dc.subject | Professores Escolares | pt_BR |
dc.subject | Saúde do trabalhador | pt_BR |
dc.subject.other | Métodos | pt_BR |
dc.subject.other | Inquéritos Epidemiológicos | pt_BR |
dc.subject.other | Professores Escolares | pt_BR |
dc.subject.other | Saúde Ocupacional | pt_BR |
dc.title | Hipóteses, delineamento e instrumentos do estudo educatel, brasil, 2015/2016 | pt_BR |
dc.title.alternative | Hypotheses, design, and instruments in the Educatel Study, Brazil, 2015/2016 | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | doi:10.1590/0102-311x00108618 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Hipóteses, delineamento e instrumentos do pdfa.pdf | 182.32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.