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http://hdl.handle.net/1843/62268
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Determinantes de capacidade para o trabalho no cenário da educação básica do brasil: estudo educatel, 2016 |
Other Titles: | Determinants of teachers’ work ability in basic education in Brazil: Educatel Study, 2016 |
Authors: | Marcus Alessandro Dealcantara Adriane Mesquita de Medeiros Rafael Moreira Claro Marcel de Toledo Vieira |
Abstract: | O objetivo desse estudo foi analisar a relação entre saúde, características do trabalho, educação e competências sobre a capacidade para o trabalho de professores da Educação Básica no Brasil. Trata-se de um estudo transversal, de base populacional, segundo dados da Pesquisa Nacional sobre Saúde, Condições de Trabalho e Faltas dos Professores nas Escolas da Educação Básica (Estudo Educatel). Uma amostra probabilística composta por 6.510 professores respondeu a um questionário telefônico (2015) contendo informações sociodemográficas, estado de saúde, educação e competências, características do trabalho e absenteísmo. A modelagem de equações estruturais (MEE) foi usada como técnica multivariada e os coeficientes padronizados (CP) foram calculados para analisar os efeitos diretos e indiretos entre os desfechos. O estado de saúde apresentou um efeito direto sobre a capacidade para o trabalho (CP = -0,83, p < 0,01). As características do trabalho interferiram diretamente no estado de saúde (CP = 0,60, p < 0,01) e capacidade para o trabalho (CP = -0,25, p < 0,05), com destaque para ruído no trabalho e indisciplina dos alunos; o efeito total (soma dos efeitos direto e indireto) das características do trabalho sobre a capacidade para o trabalho foi igual a -0,75 (p < 0,01). Este estudo concluiu que as relações entre estado de saúde e características do trabalho dos professores da Educação Básica são complexas e afetam negativamente a capacidade para o trabalho. Potenciais ações de promoção e manutenção da capacidade para o trabalho devem considerar as exigências psicossociais da atividade docente e medidas para controlar a ordem e a disciplina na sala de aula. |
Subject: | Absenteísmo Satisfação no Emprego Condições de Trabalho Avaliação da Capacidade de Trabalho Professores Escolares |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ENF - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | 10.1590/0102-311x00179617 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/62268 |
Issue Date: | 2019 |
metadata.dc.url.externa: | https://doi.org/10.1590/0102-311X00179617 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Audiology - Communication Research |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
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