Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/62360
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A produção e a circulação da cultura pelas fronteiras da escola indígena Xakriabá |
Título(s) alternativo(s): | Culture production and circulation throughout Xakriabá Indigenous school’s borders |
Autor(es): | Veronica Mendes Pereira Ana Maria Rabelo Gomes |
Resumen: | O objetivo deste artigo é refletir sobre a produção e a circulação da cultura nas escolas Xakriabá. Nesse processo, os professores de cultura nos interessam mais detidamente. O artigo é resultado de uma pesquisa que teve como opção teórico-metodológica a investigação etnográfica. Concluímos que a cultura se vem firmando como elemento central nas escolas Xakriabá e a presença desses professores corrobora esse fato. A instituição, assim como as práticas desses professores, deixa claras a intenção e a presença de uma reinvenção do lugar da escola entre os Xakriabá: um lugar de fazer circular a sua cultura e a “cultura”. Dessa forma, a escola passa a ser também espaço de mostrar aos outros a indianidade Xakriabá. |
Abstract: | This article’s objective is to talk about culture production and circulation throughout Xakriabá indigenous schools. In this process, we have a closer interest on culture teachers. The article is the result of a research that had ethnographic investigation as its theoric-methodologic option. We concluded that the culture is setting itself as the central element in Xakriabá’s schools and that the presence of these teachers corroborates this fact. The institution as well as those teachers’ practices make clear the intentions and the presence of a reinvention of the school’s place among the Xakriabá: a place to circulate the “culture” and their culture. This way, the school also becomes a place to exhibit others Xakriabá’s indianity. |
Asunto: | Cultura Escola Índigenas - educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.1590/S1413-24782019240027 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/62360 |
Fecha del documento: | 2019 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.scielo.br/j/rbedu/a/nPjBFx7yK4qP5p6SyVfWrjm/ |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista brasileira de educação |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
A produção e a circulação da cultura pelas fronteiras da escola indígena Xakriabá.pdf | 202.47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.