Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/62362
Tipo: Artigo de Evento
Título: Diversidade e educação em ciências: reflexões sobre ciência moderna ocidental e outros conhecimentos tradicionais
Título(s) alternativo(s): Diversity and science education: reflexions on western modern science and other traditional knowledge
Autor(es): Elisa de Sampaio de Faria
Ana Maria Rabelo Gomes
Lígia Danielle Azevedo Lacerda
Edgar Rodrigues Barbosa Neto
Francisco Ângelo Coutinho
Resumo: O presente artigo busca defender a importância da diversidade no ensino de ciências, articulando de forma contra colonizadora os saberes tradicionais ancestrais com a produção da ciência moderna ocidental. Neste sentido, busca encontrar pontos de conexão entre a educação em ciências, os estudos sobre as ciências, a antropologia, a filosofia, a sociologia e as vozes das comunidades tradicionais. Os textos para nossa análise e reflexão compõem um corpus que se situa, na pesquisa e no ensino, fora dos limites epistemológicos impostos por uma abordagem assimétrica dos conhecimentos. Consequentemente, assumimos as abordagens teórico-metodológicas que respeitam as diferenças e que reconhecem a ideia de que as divergências contribuem para a produção de um mundo comum.
Abstract: This article explores the importance of diversity in science education, approaching the traditional ancestral knowledge with the western modern science on a counter-colonial way. In this sense, the present study aims to find points of connection between science education, studies of the sciences, anthropology, philosophy, sociology and the voices of traditional communities. The texts for our reflexion and analysis compose a corpus that lies, in research and education, outside the epistemological limits imposed by an asymmetrical approach of knowledge. In consequence, we assume theoretical and methodological approaches that respect the differences and recognize the idea that differences contribute to the production of a common world.
Assunto: Ciência
Ensino e aprendizagem
Políticas de diversidade
Multiculturalismo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/62362
Data do documento: 2017
metadata.dc.url.externa: https://www.abrapec.com/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1968-1.html
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro nacional de pesquisa em educação em ciências (ENPEC)
Aparece nas coleções:Artigo de Evento



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.