Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/62362
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Elisa de Sampaio de Faria | pt_BR |
dc.creator | Ana Maria Rabelo Gomes | pt_BR |
dc.creator | Lígia Danielle Azevedo Lacerda | pt_BR |
dc.creator | Edgar Rodrigues Barbosa Neto | pt_BR |
dc.creator | Francisco Ângelo Coutinho | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-02T19:19:31Z | - |
dc.date.available | 2024-01-02T19:19:31Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.citation.issue | 11 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1809-5100 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/62362 | - |
dc.description.abstract | This article explores the importance of diversity in science education, approaching the traditional ancestral knowledge with the western modern science on a counter-colonial way. In this sense, the present study aims to find points of connection between science education, studies of the sciences, anthropology, philosophy, sociology and the voices of traditional communities. The texts for our reflexion and analysis compose a corpus that lies, in research and education, outside the epistemological limits imposed by an asymmetrical approach of knowledge. In consequence, we assume theoretical and methodological approaches that respect the differences and recognize the idea that differences contribute to the production of a common world. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo busca defender a importância da diversidade no ensino de ciências, articulando de forma contra colonizadora os saberes tradicionais ancestrais com a produção da ciência moderna ocidental. Neste sentido, busca encontrar pontos de conexão entre a educação em ciências, os estudos sobre as ciências, a antropologia, a filosofia, a sociologia e as vozes das comunidades tradicionais. Os textos para nossa análise e reflexão compõem um corpus que se situa, na pesquisa e no ensino, fora dos limites epistemológicos impostos por uma abordagem assimétrica dos conhecimentos. Consequentemente, assumimos as abordagens teórico-metodológicas que respeitam as diferenças e que reconhecem a ideia de que as divergências contribuem para a produção de um mundo comum. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Encontro nacional de pesquisa em educação em ciências (ENPEC) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem de ciências | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Ciência moderna ocidental | pt_BR |
dc.subject | Conhecimentos tradicionais | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.other | Políticas de diversidade | pt_BR |
dc.subject.other | Multiculturalismo | pt_BR |
dc.title | Diversidade e educação em ciências: reflexões sobre ciência moderna ocidental e outros conhecimentos tradicionais | pt_BR |
dc.title.alternative | Diversity and science education: reflexions on western modern science and other traditional knowledge | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://www.abrapec.com/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1968-1.html | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-0521-035X | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-4519-2870 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Diversidade e educação em ciências_ reflexões sobre ciência moderna ocidental e outros conhecimentos tradicionais.pdf | 311.22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.