Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62362
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorElisa de Sampaio de Fariapt_BR
dc.creatorAna Maria Rabelo Gomespt_BR
dc.creatorLígia Danielle Azevedo Lacerdapt_BR
dc.creatorEdgar Rodrigues Barbosa Netopt_BR
dc.creatorFrancisco Ângelo Coutinhopt_BR
dc.date.accessioned2024-01-02T19:19:31Z-
dc.date.available2024-01-02T19:19:31Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.issue11pt_BR
dc.identifier.issn1809-5100pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/62362-
dc.description.abstractThis article explores the importance of diversity in science education, approaching the traditional ancestral knowledge with the western modern science on a counter-colonial way. In this sense, the present study aims to find points of connection between science education, studies of the sciences, anthropology, philosophy, sociology and the voices of traditional communities. The texts for our reflexion and analysis compose a corpus that lies, in research and education, outside the epistemological limits imposed by an asymmetrical approach of knowledge. In consequence, we assume theoretical and methodological approaches that respect the differences and recognize the idea that differences contribute to the production of a common world.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo busca defender a importância da diversidade no ensino de ciências, articulando de forma contra colonizadora os saberes tradicionais ancestrais com a produção da ciência moderna ocidental. Neste sentido, busca encontrar pontos de conexão entre a educação em ciências, os estudos sobre as ciências, a antropologia, a filosofia, a sociologia e as vozes das comunidades tradicionais. Os textos para nossa análise e reflexão compõem um corpus que se situa, na pesquisa e no ensino, fora dos limites epistemológicos impostos por uma abordagem assimétrica dos conhecimentos. Consequentemente, assumimos as abordagens teórico-metodológicas que respeitam as diferenças e que reconhecem a ideia de que as divergências contribuem para a produção de um mundo comum.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro nacional de pesquisa em educação em ciências (ENPEC)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem de ciênciaspt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectCiência moderna ocidentalpt_BR
dc.subjectConhecimentos tradicionaispt_BR
dc.subject.otherCiênciapt_BR
dc.subject.otherEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subject.otherPolíticas de diversidadept_BR
dc.subject.otherMulticulturalismopt_BR
dc.titleDiversidade e educação em ciências: reflexões sobre ciência moderna ocidental e outros conhecimentos tradicionaispt_BR
dc.title.alternativeDiversity and science education: reflexions on western modern science and other traditional knowledgept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://www.abrapec.com/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1968-1.htmlpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0521-035Xpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4519-2870pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.