Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62392
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Raquel Oliveira Pratespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2951269593210008pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Heloisa Caroline de Souza Pereira Candellopt_BR
dc.contributor.referee1Cristiano Macielpt_BR
dc.contributor.referee2Thiago Castro Ferreirapt_BR
dc.contributor.referee3Pedro Olmo Stancioli Vaz de Melopt_BR
dc.creatorFrancisco Albernaz Machado Valériopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5059840324263047pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-03T01:18:09Z-
dc.date.available2024-01-03T01:18:09Z-
dc.date.issued2020-07-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/62392-
dc.description.abstractRecentemente, a popularidade de chatbots baseados em texto aumentou, possivelmente devido a novas APIs de redes sociais e serviços de mensagens e plataformas de desenvolvimento que ajudam a lidar com o Processamento de Linguagem Natural necessário. Entretanto, como os chatbots usam principalmente linguagem natural como interface, usuários podem ter problemas para descobrir quais frases os chatbots vão conseguir entender e o que eles conseguem fazer. Por isso é importante apoiar projetistas na hora de decidir como transmitir aos usuários quais são as funcionalidades do chatbot, uma vez que isso pode determinar se o usuário vai continuar utilizando-o ou não. O objetivo deste trabalho é analisar as estratégias de comunicação utilizadas em chatbots populares para mostrar suas funcionalidades a usuários. Utilizando o Método de Inspeção Semiótica (MIS), descobrimos 11 estratégias para informar funcionalidades a usuários utilizadas nos chatbots analisados. Então analisamos outros dez chatbots para consolidar essas descobertas. Na sequência, realizamos uma pesquisa exploratória utilizando aspectos pragmáticos como Atos de Fala e Princípios Cooperativo e da Polidez para analisar a comunicação com chatbots. Também foram conduzidos estudos com usuários comparando abordagens distintas no projeto de chatbots e o uso das estratégias identificadas anteriormente. Finalmente, discutimos o uso dessas estratégias, os desafios no projeto desse tipo de interface, limitações do uso do MIS e da nossa metodologia neste contexto, e a percepção de usuários sobre diferentes maneiras de interação com chatbots e suas estratégias de comunicação.pt_BR
dc.description.resumoRecently, text-based chatbots had a rise in popularity, possibly due to new APIs for online social networks and messenger services, and development platforms that help dealing with all the necessary Natural Language Processing. However, as chatbots mainly use natural language as interface, users may struggle to discover which sentences the chatbots will understand and what they can do. So it is important to support designers in deciding how to convey the chatbots' features, as this might determine whether the user will continue chatting or not. In this work, our goal is to analyze the communicative strategies used by popular chatbots when conveying their features to users. We used the Semiotic Inspection Method (SIM) for that end, and we were able to identify 11 strategies used by the analyzed chatbots for conveying their features to users. We then consolidated these findings by analyzing other ten chatbots. Later, we further analyzed the chatbot communication with an exploratory investigation of Pragmatics aspects of Speech Acts and Cooperative and Politeness Principles. We also conducted user studies comparing different approaches to chatbot design and the use of the previously identified strategies. Finally, we discuss the use of these strategies, challenges for designing such interfaces, limitations of using SIM and our methodology on them, and users' perception of different ways of interacting with chatbots and their communicative strategies.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICX - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectChatbotspt_BR
dc.subjectConversational Interfacespt_BR
dc.subjectSemiotic Engineeringpt_BR
dc.subjectSemiotic Inspection Methodpt_BR
dc.subjectSpeech Actspt_BR
dc.subject.otherComputação – Tesespt_BR
dc.subject.otherChatbots – Tesespt_BR
dc.subject.otherEngenharia Semiótica – Tesespt_BR
dc.subject.otherMétodo de Inspeção Semiótica - Tesespt_BR
dc.titleChatbots and communication: a qualitative analysis of communicative aspects of conversational interfacespt_BR
dc.title.alternativeChatbots e comunicação: uma análise qualitativa de aspectos comunicacionais de interfaces conversacionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7686-5447pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DissertexExFinalDeluxeSigned.pdf5.64 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons