Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62416
Type: Artigo de Periódico
Title: Processamento auditivo central e processos de leitura em crianças e adolescentes: revisão integrativa
Other Titles: Central auditory processing and reading processes in children and adolescents: integrative review
Authors: Cintia Alves Desouza
Danielle Cristine Marques
Andrezza Gonzalez Escarce
Stela Maris Aguiar Lemos
Abstract: Objetivos: Revisar estudos que investigaram a interface existente entre processamento auditivo central e processos de leitura em crianças e adolescentes. Estratégia de pesquisa: Foram selecionados estudos publicados no período de 2008 a 2019, por meio de levantamento bibliográfico nas bases de dados eletrônicas BVS - Lilacs (Biblioteca Virtual em Saúde) e PubMed (US National Library of Medicine). Critérios de seleção: Estudos disponíveis na íntegra; publicados em português, inglês ou espanhol; realizados com crianças ou adolescentes e que abordaram as interfaces de processamento auditivo central e processos de leitura. Foram excluídos artigos de revisões de literatura e artigos com menor nível de evidência científica. Resultados: Foram encontrados 1124 estudos nas bases de dados pesquisadas. Destes, 19 foram excluídos, pois estavam em mais de uma base. Analisaram-se os títulos e resumos de 1105 artigos, sendo que 92 foram escolhidos para a leitura na íntegra e, ao final, 46 artigos foram selecionados. Na revisão, observou-se que a maior parte dos estudos era de delineamento transversal, avaliava habilidades do processamento temporal e realizava comparação entre grupos de escolares com e sem dificuldades em relação à leitura. Conclusão: Os estudos revelaram que existe associação entre leitura e habilidades auditivas, à medida que a dificuldade em tarefas de habilidades auditivas é comum em participantes com dificuldades em habilidades de leitura
Abstract: To review studies investigating the existing interface between central auditory processing and reading processes in children and adolescents. Research strategy: Studies published from 2008 to 2019 were selected through a bibliographic survey in the following electronic databases: BVS - Lilacs (Virtual Health Library) and PubMed (US National Library of Medicine). Selection criteria: Studies available in full; published in Portuguese, English or Spanish; performed with children or adolescents; and that addressed the central auditory processing interfaces and reading processes. Literature review articles and articles with a lower level of scientific evidence were excluded. Results: A total of 1124 studies were found in the databases searched. Of these, 19 were excluded as they were on more than one base. The titles and abstracts of 1105 articles were analyzed, of which 92 were selected for full reading and, at the end, 46 articles were selected. In the review, it was observed that most studies were cross-sectional, evaluated temporal processing skills and compared groups of students with and without reading difficulties. Conclusion: Studies have shown that there is an association between reading and listening skills, as difficulty in listening skills tasks is common in participants with reading skills difficulties.
Subject: Percepção auditiva
Testes Auditivos
Leitura
Criança
Desenvolvimento do Adolescente
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.1590/2317-6431-2020-2366
URI: http://hdl.handle.net/1843/62416
Issue Date: 2020
metadata.dc.url.externa: https://doi.org/10.1590/2317-6431-2020-2366
metadata.dc.relation.ispartof: Audiology - Communication Research
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Processamento auditivo central e processos de leitura em pdfa.pdf3.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.