Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62431
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMônica Maria Farid Rahmept_BR
dc.creatorLuiza Pinheiro Leão Vicaript_BR
dc.date.accessioned2024-01-03T16:42:01Z-
dc.date.available2024-01-03T16:42:01Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.issue8pt_BR
dc.identifier.issn2359-2109pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/62431-
dc.description.resumoEste trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado que objetiva analisar o processo de inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no ensino regular. O TEA é caracterizado por dificuldades na comunicação social, comportamentos ou interesses restritos e repetitivos. Ao longo de décadas, esses sujeitos, eram tratados em instituições residenciais e, posteriormente, passaram a ser educados em classes e escolas especializadas. Atualmente, a legislação brasileira assegura aos sujeitos com TEA, o acesso, a permanência, a participação e aprendizagem em classes comuns de escolas regulares, em todos os níveis e modalidades de ensino. O objetivo deste trabalho é analisar os dados quantitativos sobre o número de matrículas dos alunos público alvo da educação, com ênfase nos alunos com TEA, tendo como referência dados nacionais e do município de Belo Horizonte. Resultados: Os índices investigados indicam um aumento do número de matrículas no ensino regular do público alvo da educação especial e dos alunos TEA. Conclusão: O direito ao acesso à escola regular vem sendo garantindo aos alunos com autismo. Entretanto, o percurso escolar desses estudantes tende a se reduzir à medida em que sua escolarização progride. Sendo assim, é necessário discutir os desafios presentes nesse processo, sobretudo a demanda por estratégias educacionais que favoreçam a inserção e permanência desses estudantes na escola.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subject.otherInclusão escolarpt_BR
dc.subject.otherTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subject.otherEducação especial - politica governamentalpt_BR
dc.titleEscolarização de alunos com TEA em Belo Horizonte: uma análise a partir de dados quantitativospt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://proceedings.science/cbee/cbee-2018/trabalhos/escolarizacao-de-alunos-com-tea-em-belo-horizonte-uma-analise-a-partir-de-dados?lang=pt-brpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2123-2989pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.