Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/62431
Tipo: Artigo de Evento
Título: Escolarização de alunos com TEA em Belo Horizonte: uma análise a partir de dados quantitativos
Autor(es): Mônica Maria Farid Rahme
Luiza Pinheiro Leão Vicari
Resumen: Este trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado que objetiva analisar o processo de inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no ensino regular. O TEA é caracterizado por dificuldades na comunicação social, comportamentos ou interesses restritos e repetitivos. Ao longo de décadas, esses sujeitos, eram tratados em instituições residenciais e, posteriormente, passaram a ser educados em classes e escolas especializadas. Atualmente, a legislação brasileira assegura aos sujeitos com TEA, o acesso, a permanência, a participação e aprendizagem em classes comuns de escolas regulares, em todos os níveis e modalidades de ensino. O objetivo deste trabalho é analisar os dados quantitativos sobre o número de matrículas dos alunos público alvo da educação, com ênfase nos alunos com TEA, tendo como referência dados nacionais e do município de Belo Horizonte. Resultados: Os índices investigados indicam um aumento do número de matrículas no ensino regular do público alvo da educação especial e dos alunos TEA. Conclusão: O direito ao acesso à escola regular vem sendo garantindo aos alunos com autismo. Entretanto, o percurso escolar desses estudantes tende a se reduzir à medida em que sua escolarização progride. Sendo assim, é necessário discutir os desafios presentes nesse processo, sobretudo a demanda por estratégias educacionais que favoreçam a inserção e permanência desses estudantes na escola.
Asunto: Inclusão escolar
Transtorno do espectro autista
Educação especial - politica governamental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/62431
Fecha del documento: 2018
metadata.dc.url.externa: https://proceedings.science/cbee/cbee-2018/trabalhos/escolarizacao-de-alunos-com-tea-em-belo-horizonte-uma-analise-a-partir-de-dados?lang=pt-br
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE)
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Escolarização de alunos com TEA em Belo Horizonte_ uma análise a partir de dados quantitativos.pdf289.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.