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http://hdl.handle.net/1843/62434
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A situação das mulheres consideradas deficientes mentais no contexto de uma experiência institucional |
Título(s) alternativo(s): | La situación de las mujeres consideradas deficientes mentales en el contexto de una experiencia institucional |
Autor(es): | Alcilene Rodrigues Pereira Mônica Maria Farid Rahme |
Resumo: | Este trabalho analisa os desafios presentes na trajetória de mulheres consideradas deficientes intelectuais, que se encontravam vinculadas a uma instituição não-governamental, destinada a pessoas com deficiência intelectual, e localizada em uma cidade do interior de Minas Gerais (Brasil). A construção deste trabalho se referenciou no modelo social de deficiência, que apresenta a deficiência como um estilo de vida, e à perspectiva feminista, que argumenta estar esse grupo em desvantagem por questões de gênero e deficiência. A pesquisa de campo foi desenvolvida na instituição citada entre os anos de 2013 e 2014, na modalidade de Iniciação Científica, tendo como estratégia metodológica a realização de levantamento bibliográfico sobre o tema e a implementação de procedimentos metodológicos relativos à pesquisa etnográfica, como observação participante e realização de entrevistas. As observações foram sistematicamente registradas e as entrevistas gravadas e, em seguida, transcritas para análise. |
Abstract: | Este trabajo analiza los desafíos presentes en la trayectoria de las mujeres consideradas intelectualmente discapacitadas, las cuales estaban vinculados a una institución no gubernamental, dirigidas a personas con este tipo de discapacidad y ubicados en una ciudad de Minas Gerais (Brasil). La construcción de este artículo se basa en el modelo social de la discapacidad, el cual presenta a la discapacidad como un estilo de vida y la perspectiva feminista, la cual argumenta que este grupo se encuentra en desventaja por razones de género y, obviamente, de discapacidad. La investigación de campo fue desarrollada en esta institución entre los años 2013 y 2014, en forma de iniciación científica. |
Assunto: | Inclusão social Relações de gênero Pessoas com deficiência Sexualidade |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/62434 |
Data do documento: | 2016 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.revistainclusiones.org/index.php/inclu/article/view/502 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista inclusiones |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
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