Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/62434
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A situação das mulheres consideradas deficientes mentais no contexto de uma experiência institucional
Título(s) alternativo(s): La situación de las mujeres consideradas deficientes mentales en el contexto de una experiencia institucional
Autor(es): Alcilene Rodrigues Pereira
Mônica Maria Farid Rahme
Resumo: Este trabalho analisa os desafios presentes na trajetória de mulheres consideradas deficientes intelectuais, que se encontravam vinculadas a uma instituição não-governamental, destinada a pessoas com deficiência intelectual, e localizada em uma cidade do interior de Minas Gerais (Brasil). A construção deste trabalho se referenciou no modelo social de deficiência, que apresenta a deficiência como um estilo de vida, e à perspectiva feminista, que argumenta estar esse grupo em desvantagem por questões de gênero e deficiência. A pesquisa de campo foi desenvolvida na instituição citada entre os anos de 2013 e 2014, na modalidade de Iniciação Científica, tendo como estratégia metodológica a realização de levantamento bibliográfico sobre o tema e a implementação de procedimentos metodológicos relativos à pesquisa etnográfica, como observação participante e realização de entrevistas. As observações foram sistematicamente registradas e as entrevistas gravadas e, em seguida, transcritas para análise.
Abstract: Este trabajo analiza los desafíos presentes en la trayectoria de las mujeres consideradas intelectualmente discapacitadas, las cuales estaban vinculados a una institución no gubernamental, dirigidas a personas con este tipo de discapacidad y ubicados en una ciudad de Minas Gerais (Brasil). La construcción de este artículo se basa en el modelo social de la discapacidad, el cual presenta a la discapacidad como un estilo de vida y la perspectiva feminista, la cual argumenta que este grupo se encuentra en desventaja por razones de género y, obviamente, de discapacidad. La investigación de campo fue desarrollada en esta institución entre los años 2013 y 2014, en forma de iniciación científica.
Assunto: Inclusão social
Relações de gênero
Pessoas com deficiência
Sexualidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/62434
Data do documento: 2016
metadata.dc.url.externa: https://www.revistainclusiones.org/index.php/inclu/article/view/502
metadata.dc.relation.ispartof: Revista inclusiones
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A situação das mulheres consideradas deficientes mentais no contexto de uma experiência institucional.pdf571.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.