Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62434
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlcilene Rodrigues Pereirapt_BR
dc.creatorMônica Maria Farid Rahmept_BR
dc.date.accessioned2024-01-03T16:48:04Z-
dc.date.available2024-01-03T16:48:04Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.volume3pt_BR
dc.citation.issueEspecial enero-marzopt_BR
dc.citation.spage22pt_BR
dc.citation.epage33pt_BR
dc.identifier.issn0719-4706pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/62434-
dc.description.abstractEste trabajo analiza los desafíos presentes en la trayectoria de las mujeres consideradas intelectualmente discapacitadas, las cuales estaban vinculados a una institución no gubernamental, dirigidas a personas con este tipo de discapacidad y ubicados en una ciudad de Minas Gerais (Brasil). La construcción de este artículo se basa en el modelo social de la discapacidad, el cual presenta a la discapacidad como un estilo de vida y la perspectiva feminista, la cual argumenta que este grupo se encuentra en desventaja por razones de género y, obviamente, de discapacidad. La investigación de campo fue desarrollada en esta institución entre los años 2013 y 2014, en forma de iniciación científica.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa os desafios presentes na trajetória de mulheres consideradas deficientes intelectuais, que se encontravam vinculadas a uma instituição não-governamental, destinada a pessoas com deficiência intelectual, e localizada em uma cidade do interior de Minas Gerais (Brasil). A construção deste trabalho se referenciou no modelo social de deficiência, que apresenta a deficiência como um estilo de vida, e à perspectiva feminista, que argumenta estar esse grupo em desvantagem por questões de gênero e deficiência. A pesquisa de campo foi desenvolvida na instituição citada entre os anos de 2013 e 2014, na modalidade de Iniciação Científica, tendo como estratégia metodológica a realização de levantamento bibliográfico sobre o tema e a implementação de procedimentos metodológicos relativos à pesquisa etnográfica, como observação participante e realização de entrevistas. As observações foram sistematicamente registradas e as entrevistas gravadas e, em seguida, transcritas para análise.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista inclusionespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subject.otherInclusão socialpt_BR
dc.subject.otherRelações de gêneropt_BR
dc.subject.otherPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subject.otherSexualidadept_BR
dc.titleA situação das mulheres consideradas deficientes mentais no contexto de uma experiência institucionalpt_BR
dc.title.alternativeLa situación de las mujeres consideradas deficientes mentales en el contexto de una experiencia institucionalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.revistainclusiones.org/index.php/inclu/article/view/502pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5118-6456pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2123-2989pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.