Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/62438
Tipo: Artigo de Evento
Título: Inclusão escolar e Transtorno do Espectro do Autismo: apontamentos de uma pesquisa no Ensino Fundamental
Autor(es): Mônica Maria Farid Rahme
Angela Maria Resende Vorcaro
Resumen: Este trabalho focaliza questões relativas à escolarização de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e que, pelo seu funcionamento psíquico e social, trazem para o debate sobre a Educação Inclusiva elementos que retratam a particularidade desse quadro, bem como seus desafios para a condução da prática educativa. Para tanto, discute-se aspectos do processo de inclusão escolar desse grupo, problematizando, mais especificamente, a função dos objetos concretos para sujeitos com autismo, a partir do campo Psicanálise e Educação. Nessa perspectiva, são analisados dados da trajetória de um aluno com TEA, colhidos por meio da realização de observações do cotidiano escolar e da realização de entrevistas semi-estruturadas com profissionais da escola, com o objetivo de localizar pontos de continuidade e de ruptura em seu percurso no Ensino Fundamental, bem como a posição dos objetos concretos nesse processo. Este estudo aponta, como resultado, a importância da escola considerar no seu planejamento de trabalho e na sua organização, a função dos objetos concretos para a escolarização de estudantes com TEA; que colegas e profissionais da educação podem assumir funções de apoio nesse processo; e que é necessário reconhecer as peculiaridades presentes no percurso escolar dos alunos com TEA, visto que demandam o cotejamento do singular na lógica do universal.
Asunto: Educação especial
Educação inclusiva
Transtorno do Espectro Autista
Psicanálise
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/62438
Fecha del documento: 2016
metadata.dc.url.externa: https://proceedings.science/cbee/cbee7/trabalhos/inclusao-escolar-e-transtorno-do-espectro-do-autismo-apontamentos-de-uma-pesquis?lang=pt-br
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Brasileiro de Educação Especial
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Inclusão escolar e Transtorno do Espectro do Autismo_ apontamentos de uma pesquisa no Ensino Fundamental.pdf177.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.