Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62438
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMônica Maria Farid Rahmept_BR
dc.creatorAngela Maria Resende Vorcaropt_BR
dc.date.accessioned2024-01-03T17:52:05Z-
dc.date.available2024-01-03T17:52:05Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.issue7pt_BR
dc.identifier.issn2359-2109pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/62438-
dc.description.resumoEste trabalho focaliza questões relativas à escolarização de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e que, pelo seu funcionamento psíquico e social, trazem para o debate sobre a Educação Inclusiva elementos que retratam a particularidade desse quadro, bem como seus desafios para a condução da prática educativa. Para tanto, discute-se aspectos do processo de inclusão escolar desse grupo, problematizando, mais especificamente, a função dos objetos concretos para sujeitos com autismo, a partir do campo Psicanálise e Educação. Nessa perspectiva, são analisados dados da trajetória de um aluno com TEA, colhidos por meio da realização de observações do cotidiano escolar e da realização de entrevistas semi-estruturadas com profissionais da escola, com o objetivo de localizar pontos de continuidade e de ruptura em seu percurso no Ensino Fundamental, bem como a posição dos objetos concretos nesse processo. Este estudo aponta, como resultado, a importância da escola considerar no seu planejamento de trabalho e na sua organização, a função dos objetos concretos para a escolarização de estudantes com TEA; que colegas e profissionais da educação podem assumir funções de apoio nesse processo; e que é necessário reconhecer as peculiaridades presentes no percurso escolar dos alunos com TEA, visto que demandam o cotejamento do singular na lógica do universal.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso Brasileiro de Educação Especialpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subject.otherEducação especialpt_BR
dc.subject.otherEducação inclusivapt_BR
dc.subject.otherTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subject.otherPsicanálisept_BR
dc.titleInclusão escolar e Transtorno do Espectro do Autismo: apontamentos de uma pesquisa no Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://proceedings.science/cbee/cbee7/trabalhos/inclusao-escolar-e-transtorno-do-espectro-do-autismo-apontamentos-de-uma-pesquis?lang=pt-brpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2123-2989pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.