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http://hdl.handle.net/1843/62438
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Mônica Maria Farid Rahme | pt_BR |
dc.creator | Angela Maria Resende Vorcaro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-03T17:52:05Z | - |
dc.date.available | 2024-01-03T17:52:05Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.citation.issue | 7 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2359-2109 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/62438 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho focaliza questões relativas à escolarização de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e que, pelo seu funcionamento psíquico e social, trazem para o debate sobre a Educação Inclusiva elementos que retratam a particularidade desse quadro, bem como seus desafios para a condução da prática educativa. Para tanto, discute-se aspectos do processo de inclusão escolar desse grupo, problematizando, mais especificamente, a função dos objetos concretos para sujeitos com autismo, a partir do campo Psicanálise e Educação. Nessa perspectiva, são analisados dados da trajetória de um aluno com TEA, colhidos por meio da realização de observações do cotidiano escolar e da realização de entrevistas semi-estruturadas com profissionais da escola, com o objetivo de localizar pontos de continuidade e de ruptura em seu percurso no Ensino Fundamental, bem como a posição dos objetos concretos nesse processo. Este estudo aponta, como resultado, a importância da escola considerar no seu planejamento de trabalho e na sua organização, a função dos objetos concretos para a escolarização de estudantes com TEA; que colegas e profissionais da educação podem assumir funções de apoio nesse processo; e que é necessário reconhecer as peculiaridades presentes no percurso escolar dos alunos com TEA, visto que demandam o cotejamento do singular na lógica do universal. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Congresso Brasileiro de Educação Especial | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject.other | Educação especial | pt_BR |
dc.subject.other | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.other | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject.other | Psicanálise | pt_BR |
dc.title | Inclusão escolar e Transtorno do Espectro do Autismo: apontamentos de uma pesquisa no Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://proceedings.science/cbee/cbee7/trabalhos/inclusao-escolar-e-transtorno-do-espectro-do-autismo-apontamentos-de-uma-pesquis?lang=pt-br | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-2123-2989 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
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Inclusão escolar e Transtorno do Espectro do Autismo_ apontamentos de uma pesquisa no Ensino Fundamental.pdf | 177.99 kB | Adobe PDF | View/Open |
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