Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62459
Type: Monografia (especialização)
Title: Análise da taxa de abandono escolar e fatores associados na Rede Estadual de Ensino Médio de Minas Gerais: avaliação pré e pós-pandemia de COVID-19
Authors: Mylena Dias de Queiroz
First Advisor: Jussiane Nader Gonçalves
First Referee: Uriel Moreira Silva
Abstract: Este estudo tem como objetivo central verificar a influência de características da escola na ocorrência do abandono escolar no ensino médio na rede estadual de Minas Gerais no cenário antes e após a pandemia de COVID-19, ou seja, em 2019 e em 2022. Para isto, os dados coletados advêm do Censo Escolar fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (INEP/MEC). A previsão da taxa de abandono escolar foi realizada por meio da classe de modelos GAMLSS (Generalized Additive Models for Location, Scale and Shape), considerando estudo de validação cruzada com 70% dados para treinamento e 30% para validação/teste. Após análise de resíduos, validação cruzada e cálculo de medidas de verificação da capacidade de estimação, o modelo final selecionado foi o com distribuição de probabilidade Beta. Os resultados evidenciaram que o ano de 2022, maior atraso escolar e média de alunos por turma mais elevada contribuem para o aumento da razão de chances em abandonar comparado à situação de permanência entre os estudantes do ensino médio da rede estadual mineira. Compreender tais fatores escolares que influem sobre o problema em questão é fundamental para que a ação governamental possa ser direcionada para estes espaços, a fim de garantir a permanência do estudante na escola e, de fato, a efetivação do direito à educação, principalmente, após o período pandêmico, no qual foram reforçadas desigualdades regionais, sociais, estruturais, de acesso, entre outras.
Abstract: This study's central objective is to verify the influence of school characteristics on the occurrence of school dropout in high school in the state network of Minas Gerais in the scenario before and after the COVID-19 pandemic, that is, in 2019 and 2022. To this end, , the data collected comes from the School Census provided by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira of the Ministry of Education (INEP/MEC). The prediction of the school dropout rate was carried out using the GAMLSS (Generalized Additive Models for Location, Scale and Shape) class of models, considering a cross-validation study with 70% data for training and 30% for validation/testing. After residual analysis, cross-validation and calculation of estimation capacity verification measures, the final model selected was the one with Beta probability distribution. The results showed that in 2022, greater academic delay and a higher average number of students per class contribute to an increase in the odds ratio of dropping out compared to the situation of retention among high school students in the state network of Minas Gerais. Understanding such school factors that influence the problem in question is fundamental so that government action can be directed to these spaces, in order to guarantee the student's permanence at school and, in fact, the realization of the right to education, especially after the pandemic period, in which regional, social, structural and access inequalities were reinforced, between others.
Subject: Estatística
Distribuição (Teoria da Probabilidade)
Evasão escolar no ensino médio – Minas Gerais
COVID- 19 (Doença) - Aspectos educacionais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICX - DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estatística
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/62459
Issue Date: 15-Dec-2023
Appears in Collections:Especialização em Estatística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_Mylena_Dias_final_certificado.pdfmonografia_Mylena_Dias_final1.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.