Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/62469
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A mediação escolar baseada no encontro com o aluno com TEA: contribuições psicanalíticas |
Autor(es): | Nathalia Lopes Machado Mônica Maria Farid Rahme |
Resumo: | O presente trabalho integra uma pesquisa de mestrado em andamento que tem como objetivo investigar a prática do mediador escolar a partir do encontro com o aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dispondo, para isso, da teoria psicanalítica como base teórica. A figura do mediador adentrou o espaço escolar a partir da emergência dos princípios inclusivos, os quais demandaram da escola transformações em suas práticas a fim de acolher todos os alunos. Desse modo, tal profissional configura-se enquanto um suporte para as atividades escolares, visando a efetivação do processo de inclusão. Pretende-se pesquisar, através de entrevistas semiestruturadas com os mediadores que atuam em escolas públicas e privadas, se há especificidades no trabalho da mediação quando se trata de alunos com TEA. Mediante o levantamento bibliográfico, pôde-se notar indefinições acerca do dispositivo da mediação, além disso verifica-se uma escassez de produções que tratam da relação entre a atuação do mediador e a escolarização de alunos com TEA. Diante disso, a investigação proposta pela presente pesquisa possui relevância, especialmente por contribuir com o processo de inclusão dos estudantes autistas. |
Assunto: | Transtorno do Espectro Autista Estudantes Educação inclusiva |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/62469 |
Data do documento: | 2021 |
metadata.dc.url.externa: | https://cbee2021.faiufscar.com/anais#/trabalho/5237 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE) |
Aparece nas coleções: | Artigo de Evento |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A mediação escolar baseada no encontro com o aluno com TEA_ contribuições psicanalíticas.pdf | 281.15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.