Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62469
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNathalia Lopes Machadopt_BR
dc.creatorMônica Maria Farid Rahmept_BR
dc.date.accessioned2024-01-05T16:08:33Z-
dc.date.available2024-01-05T16:08:33Z-
dc.date.issued2021-
dc.citation.issue9pt_BR
dc.identifier.issn9788594099129pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/62469-
dc.description.resumoO presente trabalho integra uma pesquisa de mestrado em andamento que tem como objetivo investigar a prática do mediador escolar a partir do encontro com o aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dispondo, para isso, da teoria psicanalítica como base teórica. A figura do mediador adentrou o espaço escolar a partir da emergência dos princípios inclusivos, os quais demandaram da escola transformações em suas práticas a fim de acolher todos os alunos. Desse modo, tal profissional configura-se enquanto um suporte para as atividades escolares, visando a efetivação do processo de inclusão. Pretende-se pesquisar, através de entrevistas semiestruturadas com os mediadores que atuam em escolas públicas e privadas, se há especificidades no trabalho da mediação quando se trata de alunos com TEA. Mediante o levantamento bibliográfico, pôde-se notar indefinições acerca do dispositivo da mediação, além disso verifica-se uma escassez de produções que tratam da relação entre a atuação do mediador e a escolarização de alunos com TEA. Diante disso, a investigação proposta pela presente pesquisa possui relevância, especialmente por contribuir com o processo de inclusão dos estudantes autistas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMediador escolarpt_BR
dc.subjectEstudantes com TEApt_BR
dc.subjectPráticas inclusivaspt_BR
dc.subject.otherTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subject.otherEstudantespt_BR
dc.subject.otherEducação inclusivapt_BR
dc.titleA mediação escolar baseada no encontro com o aluno com TEA: contribuições psicanalíticaspt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://cbee2021.faiufscar.com/anais#/trabalho/5237pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4464-0216pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2123-2989pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.