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http://hdl.handle.net/1843/62469
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Nathalia Lopes Machado | pt_BR |
dc.creator | Mônica Maria Farid Rahme | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-05T16:08:33Z | - |
dc.date.available | 2024-01-05T16:08:33Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.citation.issue | 9 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 9788594099129 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/62469 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho integra uma pesquisa de mestrado em andamento que tem como objetivo investigar a prática do mediador escolar a partir do encontro com o aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dispondo, para isso, da teoria psicanalítica como base teórica. A figura do mediador adentrou o espaço escolar a partir da emergência dos princípios inclusivos, os quais demandaram da escola transformações em suas práticas a fim de acolher todos os alunos. Desse modo, tal profissional configura-se enquanto um suporte para as atividades escolares, visando a efetivação do processo de inclusão. Pretende-se pesquisar, através de entrevistas semiestruturadas com os mediadores que atuam em escolas públicas e privadas, se há especificidades no trabalho da mediação quando se trata de alunos com TEA. Mediante o levantamento bibliográfico, pôde-se notar indefinições acerca do dispositivo da mediação, além disso verifica-se uma escassez de produções que tratam da relação entre a atuação do mediador e a escolarização de alunos com TEA. Diante disso, a investigação proposta pela presente pesquisa possui relevância, especialmente por contribuir com o processo de inclusão dos estudantes autistas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mediador escolar | pt_BR |
dc.subject | Estudantes com TEA | pt_BR |
dc.subject | Práticas inclusivas | pt_BR |
dc.subject.other | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject.other | Estudantes | pt_BR |
dc.subject.other | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | A mediação escolar baseada no encontro com o aluno com TEA: contribuições psicanalíticas | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://cbee2021.faiufscar.com/anais#/trabalho/5237 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-4464-0216 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-2123-2989 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
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A mediação escolar baseada no encontro com o aluno com TEA_ contribuições psicanalíticas.pdf | 281.15 kB | Adobe PDF | View/Open |
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