Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62471
Type: Artigo de Periódico
Title: Formação na pós-graduação Stricto Sensu e o uso de tecnologias digitais: um campo literalmente restrito?
Other Titles: Graduate studies stricto sensu and the use of digital technologies: a literally restricted field?
Authors: Sayonara Ribeiro Marcelino Cruz
Eucidio Pimenta Arruda
Abstract: Introdução/Objetivo: Este trabalho tem como objetivo identificar as produções relacionadas a temática: “formação docente para o uso de tecnologias digitais na pós-graduação”, com vistas a compreender de que forma a relação aprendizagem e tecnologias tem sido tratada no ensino superior, especificamente na Pós-Graduação. Metodologia: Foi feita uma revisão bibliográfica na base de dados do Portal de Periódicos da Coordenação Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no período de 2015 a 2018. Confirmam um grande salto quantitativo e qualitativo a considerar o aumento crescente não só do número de trabalhos, mas de possibilidades temáticas que envolvem pensar as relações entre tecnologia e educação. Resultados/Conclusão: Foram encontrados 42 trabalhos que tratam especificamente da discussão sobre TDIC nos cursos de mestrado e doutorado na área da Educação, apontando uma a incipiência de estudos com essa temática específica. Aprofundamos na análise de 10 trabalhos com aproximação direta com os nossos objetivos que confirmam a preponderante (e necessária) preocupação com a dimensão técnica (métodos, técnicas, estratégias, habilidades e competências), porém com poucas evidências de articulação com a dimensão conceitual e pedagógica, sem a qual torna-se impossível avançar na apropriação e difusão das potencialidades das TDIC e suas repercussões na aprendizagem.
Abstract: This study intends to identify literature related to the following theme: “Staff training in the use of digital technologies in post graduate education”, to better understand how the relation between learning and technology has been dealt with in higher educação, specifically in Post-Graduation. A bibliographical revision was made using the data basis from the Periodic Portal for National Coordination of Staf if improvement in Higher Education from 2015 to 2018. Forty two studies were found that dealt specifically with discussions on TDIC in masters and doctors’ degrees in the area of Education, indicating the early stage of research on this specific theme. A deep analysis of 10 studies was made, which dealt directly with our objectives, confirming a great quantitative and qualitative leap in regards not only to the increasing number of studies but also of thematic possibilities that involve rethinking the relationship between technology and education. Discussions indicate a clear (and necessary) focus on thetechnical dimension (methods, techniques, strategies, skills and capabilities), however, there is little evidence that much articulation was made on the conceptual and pedagogical dimensions, without which there can be no advancements on the usage and spread of the the possibilities in the TDIC and their repercussions in learning.
Subject: Professores -- Formação
Educação e tecnologia
Pós-graduação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8667675
URI: http://hdl.handle.net/1843/62471
Issue Date: 20-Sep-2022
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8667675
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Internacional de Educação Superior
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.