Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/62473
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Trabalho coletivo, sujeito e prática da conversação: uma contribuição a partir da perspectiva psicanalítica à educação especial
Título(s) alternativo(s): Collective work, subject and practice of conversation: a contribution from the psychoanalytic perspective to special education
Autor(es): Libéria Neves
Mônica Maria Farid Rahme
Resumen: O desafio da construção de um trabalho coletivo que viabilize a inclusão escolar de estudantes da Educação Especial tem sido constantemente citado na literatura educacional. São muitos e diversos os fatores que inviabilizam a parceria entre os professores no cotidiano escolar. Considerando este contexto, o presente artigo analisa a temática do trabalho colaborativo previsto nas políticas públicas, focalizando dados colhidos durante a realização da prática da conversação em duas escolas da rede pública (municipal e estadual) localizadas na cidade de Belo Horizonte (Minas Gerais). Os encontros de orientação psicanalítica, fortemente marcados pela circulação da palavra dos professores, indicaram o quanto a abertura de espaços de fala na escola possibilita uma maior elaboração do sujeito em relação à sua prática e uma interlocução com os pares. Desse modo, propõe-se pensar o trabalho colaborativo para além da parceria objetiva entre professores, mas incluindo aquilo que escapa às normativas – a dimensão da subjetividade –, para a contínua produção de saber, no coletivo, diante da diversidade que constitui o universo escolar.
Abstract: The challenge of building a collective work that enables the school inclusion of students in Special Education has been constantly mentioned in the educational literature. There are many and diverse factors that preclude the partnership between teachers in the school routine. Considering this context, this article analyzes the theme of collaborative work foreseen in public policies, focusing on data collected during the use of conversation in two public schools (elementary and secondary) located in the city of Belo Horizonte (Minas Gerais). The holding of psychoanalytic orientation meetings strongly marked by the circulation of the teachers' utterances, indicated how much the opening spaces where speaking can take place at school allows for greater elaboration of the subject to his practice and a dialogue with peers. Therefore, we propose thinking about collaborative work beyond the objective partnership between teachers, but including what escapes the norms - the dimension of subjectivity -, for the continuous knowledge production collectively, in the face of the diversity that constitutes the school universe.
Asunto: Educação especial
Educação inclusiva
Trabalho coletivo
Necessidades especiais - educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v21.n1.8
URI: http://hdl.handle.net/1843/62473
Fecha del documento: 2021
metadata.dc.url.externa: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol21iss1articles/neves-rahme.html
metadata.dc.relation.ispartof: Currículo sem fronteiras
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.