Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/62475
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Considerações sobre alteridade, educação e deficiência
Título(s) alternativo(s): Considerations on otherness, education and disability
Autor(es): Carla Karnoppi Vasques
Mônica Maria Farid Rahme
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar um conjunto de onze discussões distintas que conjugam a alteridade referindo direta ou indiretamente o campo das deficiências. Para tanto, refletimos sobre algumas das formas de acolher o outro e os efeitos éticos, epistemológicos e políticos dessas abordagens. Apontamos a importância da recusa desse outro - no caso, considerado com deficiência - como possuidor de uma essência prévia divorciada do contexto histórico, econômico e político que nos é constitutivo; a oposição a qualquer representação em negativo, capaz de produzir ou reproduzir processos de estigmatização; o encontro com a alteridade como irrupção capaz de interrogar nossa mesmice e desestabilizar nossos ordenamentos; e, por fim, o exercício da alteridade como promotor de justiça e responsabilidade social.
Abstract: The purpose of this article is to present a set of eleven distinct discussions that combine otherness, directly or indirectly referring to the field of deficiencies. Therefore, we reflect on some of the ways to welcome the other and the ethical, epistemological and political effects of these approaches. We point out the importance of refusing this other - in this case, considered disabled - as possessing a previous essence divorced from the historical, economic and political context that constitutes us; the opposition to any negative representation, capable of producing or reproducing stigmatization processes; the encounter with otherness as an outbreak capable of interrogating our sameness and destabilizing our systems; and, finally, the exercise of otherness as a promoter of justice and social responsibility.
Assunto: Educação
Deficiência mental
Deficiência física
Necessidades especiais - educação
Alteridade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v21.n1.1
URI: http://hdl.handle.net/1843/62475
Data do documento: 2021
metadata.dc.url.externa: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol21iss1articles/vasques-rahme.html
metadata.dc.relation.ispartof: Currículo sem fronteiras
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Considerações sobre alteridade, educação e deficiência.pdf214.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.