Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/62478
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Contribuições da psicanálise à educação especial e à inclusão escolar: a dimensão da singularidade nos impasses das políticas públicas
Título(s) alternativo(s): Apports de la psychanalyse à l’éducation spécialisée et à l’inclusion scolaire : la dimension de la singularité dans les blocages des politiques publiques
Autor(es): Libéria Neves
Mônica Maria Farid Rahme
Resumen: O presente trabalho apresenta uma discussão acerca da formação de professores para a educação especial e a inclusão escolar, no Brasil, com foco no caso da rede pública municipal de ensino da cidade de Belo Horizonte (MG). Aponta desafios para a efetivação de um trabalho colaborativo entre os docentes, previsto nas políticas nacional e municipal, destacando elementos das singularidades dos professores como parte destes desafios. Apresenta dados de uma pesquisa-intervenção de orientação psicanalítica, em desenvolvimento, sublinhando-se a importância de se incluir na formação (inicial, continuada e cotidiana) aquilo que escapa às políticas públicas: a subjetividade daqueles que as concretizam.
Abstract: Cet article présente une discussion sur la formation des enseignants d’éducation spéciale et d’inclusion scolaire au Brésil, tout en se concentrant sur le cas du système scolaire public municipal de la ville de Belo Horizonte (MG). Il met en évidence les défis posés par la réalisation du travail collaboratif entre les enseignants, prévu par les politiques nationales et municipales. Il souligne que des éléments relevant de la singularité des enseignants font partie de ces défis. L’article présente les données d’une recherche d’orientation psychanalytique en cours de développement, qui mettent l’accent sur l’importance d’inclure dans la formation (initiale, continue et quotidienne) ce qui échappe aux politiques publiques : la subjectivité de ceux qui les mettent en oeuvre.
Asunto: Professores - formação
Psicanálise
Educação especial
Educação inclusiva
Inclusão em educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.7202/1093619ar
URI: http://hdl.handle.net/1843/62478
Fecha del documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://www.erudit.org/fr/revues/aequitas/2022-v28-n2-aequitas07449/1093619ar/
metadata.dc.relation.ispartof: Aequitas
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.