Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62482
Type: Artigo de Periódico
Title: Percepções discentes sobre as abordagens tradicional e baseada em problema na anatomia patológica
Other Titles: Student perceptions about tradicional and problem-based approaches in pathological anatomy
Authors: Fernanda Aranha Marques
Marcelo Antônio Pascoal Xavier
Abstract: Introdução: O ensino da patologia, ciência que estuda as doenças e um dos ramos fundamentais da medicina, atravessa um período reflexivo sobre quais estratégias metodológicas se adaptam melhor à nova matriz curricular médica. Objetivo: Para o aprofundamento dessas reflexões à luz dos estudantes, o presente estudo analisou o comportamento e a preferência discentes em aulas práticas tradicionais e baseadas em problema na disciplina Anatomia Patológica II do curso de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.Método: As análises qualitativas do comportamento e da preferência foram realizadas por meio da observação das aulas e da aplicação de questionário semiaberto, on-line e baseado na escala Likert. Resultado: Os resultados demostraram a clara preferência dos alunos pela metodologia ativa, tanto no que tange ao desenvolvimento das habilidades e competências estabelecidas para um eficiente ensino da patologia quanto no que concerne à participação em sala de aula.Conclusão: Assim, o estudo fortalece a importância da escuta acadêmica no planejamento do ensino da patologia.
Subject: Estudos de Avaliação como Assunto
Universidades
Educação de Graduação em Medicina
Educação Médica
Patologia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.1590/1981-5271
URI: http://hdl.handle.net/1843/62482
Issue Date: 2022
metadata.dc.url.externa: https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.2-20210422
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira de Educação Médica
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Percepções discentes sobre as abordagens tradicional e baseada em pdfa.pdf231.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.