Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/62482
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Percepções discentes sobre as abordagens tradicional e baseada em problema na anatomia patológica |
Título(s) alternativo(s): | Student perceptions about tradicional and problem-based approaches in pathological anatomy |
Autor(es): | Fernanda Aranha Marques Marcelo Antônio Pascoal Xavier |
Resumen: | Introdução: O ensino da patologia, ciência que estuda as doenças e um dos ramos fundamentais da medicina, atravessa um período reflexivo sobre quais estratégias metodológicas se adaptam melhor à nova matriz curricular médica. Objetivo: Para o aprofundamento dessas reflexões à luz dos estudantes, o presente estudo analisou o comportamento e a preferência discentes em aulas práticas tradicionais e baseadas em problema na disciplina Anatomia Patológica II do curso de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.Método: As análises qualitativas do comportamento e da preferência foram realizadas por meio da observação das aulas e da aplicação de questionário semiaberto, on-line e baseado na escala Likert. Resultado: Os resultados demostraram a clara preferência dos alunos pela metodologia ativa, tanto no que tange ao desenvolvimento das habilidades e competências estabelecidas para um eficiente ensino da patologia quanto no que concerne à participação em sala de aula.Conclusão: Assim, o estudo fortalece a importância da escuta acadêmica no planejamento do ensino da patologia. |
Asunto: | Estudos de Avaliação como Assunto Universidades Educação de Graduação em Medicina Educação Médica Patologia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | 10.1590/1981-5271 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/62482 |
Fecha del documento: | 2022 |
metadata.dc.url.externa: | https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.2-20210422 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista Brasileira de Educação Médica |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Percepções discentes sobre as abordagens tradicional e baseada em pdfa.pdf | 231.86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.