Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62482
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dc.creatorFernanda Aranha Marquespt_BR
dc.creatorMarcelo Antônio Pascoal Xavierpt_BR
dc.date.accessioned2024-01-08T18:36:00Z-
dc.date.available2024-01-08T18:36:00Z-
dc.date.issued2022-
dc.citation.volume46pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage9pt_BR
dc.identifier.doi10.1590/1981-5271pt_BR
dc.identifier.issn19815271pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/62482-
dc.description.resumoIntrodução: O ensino da patologia, ciência que estuda as doenças e um dos ramos fundamentais da medicina, atravessa um período reflexivo sobre quais estratégias metodológicas se adaptam melhor à nova matriz curricular médica. Objetivo: Para o aprofundamento dessas reflexões à luz dos estudantes, o presente estudo analisou o comportamento e a preferência discentes em aulas práticas tradicionais e baseadas em problema na disciplina Anatomia Patológica II do curso de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.Método: As análises qualitativas do comportamento e da preferência foram realizadas por meio da observação das aulas e da aplicação de questionário semiaberto, on-line e baseado na escala Likert. Resultado: Os resultados demostraram a clara preferência dos alunos pela metodologia ativa, tanto no que tange ao desenvolvimento das habilidades e competências estabelecidas para um eficiente ensino da patologia quanto no que concerne à participação em sala de aula.Conclusão: Assim, o estudo fortalece a importância da escuta acadêmica no planejamento do ensino da patologia.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMEDICINA - FACULDADE DE MEDICINApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação Médica-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectAprendizado Baseado em Problemapt_BR
dc.subjectEducação de Graduação em Medicinapt_BR
dc.subjectEducação Médicapt_BR
dc.subjectPatologia.pt_BR
dc.subject.otherEstudos de Avaliação como Assuntopt_BR
dc.subject.otherUniversidadespt_BR
dc.subject.otherEducação de Graduação em Medicinapt_BR
dc.subject.otherEducação Médicapt_BR
dc.subject.otherPatologiapt_BR
dc.titlePercepções discentes sobre as abordagens tradicional e baseada em problema na anatomia patológicapt_BR
dc.title.alternativeStudent perceptions about tradicional and problem-based approaches in pathological anatomypt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://doi.org/10.1590/1981-5271v46.2-20210422pt_BR
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