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http://hdl.handle.net/1843/62482
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Fernanda Aranha Marques | pt_BR |
dc.creator | Marcelo Antônio Pascoal Xavier | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-08T18:36:00Z | - |
dc.date.available | 2024-01-08T18:36:00Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.citation.volume | 46 | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dc.citation.epage | 9 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.1590/1981-5271 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 19815271 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/62482 | - |
dc.description.resumo | Introdução: O ensino da patologia, ciência que estuda as doenças e um dos ramos fundamentais da medicina, atravessa um período reflexivo sobre quais estratégias metodológicas se adaptam melhor à nova matriz curricular médica. Objetivo: Para o aprofundamento dessas reflexões à luz dos estudantes, o presente estudo analisou o comportamento e a preferência discentes em aulas práticas tradicionais e baseadas em problema na disciplina Anatomia Patológica II do curso de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.Método: As análises qualitativas do comportamento e da preferência foram realizadas por meio da observação das aulas e da aplicação de questionário semiaberto, on-line e baseado na escala Likert. Resultado: Os resultados demostraram a clara preferência dos alunos pela metodologia ativa, tanto no que tange ao desenvolvimento das habilidades e competências estabelecidas para um eficiente ensino da patologia quanto no que concerne à participação em sala de aula.Conclusão: Assim, o estudo fortalece a importância da escuta acadêmica no planejamento do ensino da patologia. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Brasileira de Educação Médica | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Aprendizado Baseado em Problema | pt_BR |
dc.subject | Educação de Graduação em Medicina | pt_BR |
dc.subject | Educação Médica | pt_BR |
dc.subject | Patologia. | pt_BR |
dc.subject.other | Estudos de Avaliação como Assunto | pt_BR |
dc.subject.other | Universidades | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de Graduação em Medicina | pt_BR |
dc.subject.other | Educação Médica | pt_BR |
dc.subject.other | Patologia | pt_BR |
dc.title | Percepções discentes sobre as abordagens tradicional e baseada em problema na anatomia patológica | pt_BR |
dc.title.alternative | Student perceptions about tradicional and problem-based approaches in pathological anatomy | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.2-20210422 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
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Percepções discentes sobre as abordagens tradicional e baseada em pdfa.pdf | 231.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
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