Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/62500
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Carlos Alberto Batista Maciel | pt_BR |
dc.creator | Isabella Flach Gomes | pt_BR |
dc.creator | Mário Soares Santos Júnior | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-09T16:38:38Z | - |
dc.date.available | 2024-01-09T16:38:38Z | - |
dc.date.issued | 2021-10 | - |
dc.citation.issue | 14 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dc.citation.epage | 17 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9786500400274 | pt_BR |
dc.identifier.sici | 1 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/62500 | - |
dc.description.resumo | O presente artigo consiste em uma reflexão sobre ensino e documentação de projeto por meio da análise do desenvolvimento de uma disciplina de projeto ministrada na Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, a partir de algumas obras construídas do arquiteto João Batista Vilanova Artigas. Apoiando-se ao princípio de que o estudo de projeto é fundamental para o processo de ensino-aprendizagem, por se constituir em um saber-fazer, a disciplina se estruturou em três momentos, com início pela análise e modelagem tridimensional de projetos selecionados, buscando identificar seus princípios e lógicas ordenadoras da forma e da construção. A seguir, foi proposto um exercício de elaboração de um novo projeto a partir de tais princípios, e concluído com a publicação do conjunto dos trabalhos - modelos originais e projetos elaborados pelos estudantes - em um livro desenvolvido coletivamente. O exercício proposto buscou uma aproximação ao arquiteto pelo reconhecimento das características de sua obra e da apropriação das mesmas para uso em diferentes contextos, como uma maneira de perduração de estratégias projetuais e soluções construtivas. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Seminário Docomomo Brasil | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento tipológico | pt_BR |
dc.subject | Ensino de projeto | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura Moderna Brasileira | pt_BR |
dc.subject | Vilanova Artigas | pt_BR |
dc.subject.other | Projeto arquitetônico | pt_BR |
dc.subject.other | Arquitetura | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino | pt_BR |
dc.title | Aprendendo com os modernos: a experiência de ensino de projeto por meio das obras de João Batista Vilanova Artigas | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://docomomobrasil.com/wp-content/uploads/2021/12/aprendendo-com-os-modernos.pdf | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
APRENDENDO COM OS MODERNOS A experiência de ensino de.pdf | 7.19 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.