O papel dos currículos formadores na generificação da profissão bibliotecária
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Universidade Federal de Minas Gerais
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The role of the curriculum in the gendering process of library profession
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Resumo
As relações de poder na sociedade atuam em diferentes campos da vida e da construção identitária. Através do controle de discursos específicos o poder molda os indivíduos e os transforma em centros de transmissão. Educação e discurso educacional atuam como controladores que permitem e proíbem a circulação de discursos divergentes e os currículos um dos artefatos utilizados
no controle discursivo e na formação de sujeitos, atuando nos espaços ocupados por homens e mulheres. Considerando a profissão bibliotecária uma profissão feminilizada e que a formação dos sujeitos também ocorre no ambiente universitário, este artigo propõe uma reflexão teórica sobre o papel dos currículos das escolas de Biblioteconomia na constituição desta enquanto uma profissão
“destinada” a mulheres. Ao privilegiarem, ao longo do tempo, as disciplinas técnicas em detrimento das eruditas, eles alinharam-se a discursos inseridos na lógica da divisão sexual do trabalho, em que as profissões ocupadas por mulheres supostamente não exigiriam esforço intelectual ou qualquer tipo de complexidade. Buscou-se, assim, através de levantamento bibliográfico e histórico, elucidar
questões relativas ao currículo enquanto prática discursiva e sua relação com o desenvolvimento do ensino superior no Brasil e da Biblioteconomia, refletindo acerca das relações entre os movimentos curriculares dentro da área e a criação dos estereótipos relacionados à profissão.
Abstract
Assunto
Currículo, Formação profissional
Palavras-chave
Currículo Universitário, Formação bibliotecária, Estudos de gênero
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Curso
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https://enancib.ancib.org/index.php/enancib/xxienancib/paper/view/114