Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62503
Type: Artigo de Evento
Title: O papel dos currículos formadores na generificação da profissão bibliotecária
Other Titles: The role of the curriculum in the gendering process of library profession
Authors: Hugo Avelar Cardoso Pires
Claudio Paixão Anastácio de Paula
Abstract: As relações de poder na sociedade atuam em diferentes campos da vida e da construção identitária. Através do controle de discursos específicos o poder molda os indivíduos e os transforma em centros de transmissão. Educação e discurso educacional atuam como controladores que permitem e proíbem a circulação de discursos divergentes e os currículos um dos artefatos utilizados no controle discursivo e na formação de sujeitos, atuando nos espaços ocupados por homens e mulheres. Considerando a profissão bibliotecária uma profissão feminilizada e que a formação dos sujeitos também ocorre no ambiente universitário, este artigo propõe uma reflexão teórica sobre o papel dos currículos das escolas de Biblioteconomia na constituição desta enquanto uma profissão “destinada” a mulheres. Ao privilegiarem, ao longo do tempo, as disciplinas técnicas em detrimento das eruditas, eles alinharam-se a discursos inseridos na lógica da divisão sexual do trabalho, em que as profissões ocupadas por mulheres supostamente não exigiriam esforço intelectual ou qualquer tipo de complexidade. Buscou-se, assim, através de levantamento bibliográfico e histórico, elucidar questões relativas ao currículo enquanto prática discursiva e sua relação com o desenvolvimento do ensino superior no Brasil e da Biblioteconomia, refletindo acerca das relações entre os movimentos curriculares dentro da área e a criação dos estereótipos relacionados à profissão.
Subject: Currículo
Formação profissional
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/62503
Issue Date: Oct-2021
metadata.dc.url.externa: https://enancib.ancib.org/index.php/enancib/xxienancib/paper/view/114
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O papel dos currículos formadores na generificação da profissão bibliotecária.pdf260.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.