Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/62513
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | A autenticidade como conceito chave: uma reflexão a partir da inscrição do Conjunto Moderno da Pampulha na lista do patrimônio mundial da UNESCO |
Other Titles: | Authenticity as a key concept: a reflection based on the inscription of the Pampulha Modern Complex on the UNESCO's world heritage list |
Authors: | Débora Veríssimo Costa Carolina Ruoso Denis Pereira Tavares João Marcos Veiga Luiz Henrique Assis Garcia Maria Tereza Dantas Moura Rita Lages Rodrigues Tito Flávio Rodrigues Aguiar |
Abstract: | Reconhecendo autenticidade como conceito chave para concepção e configuração histórica da política de Patrimônio, nacional e internacional, propomos aqui uma reflexão crítica, alicerçados em revisão de literatura seguida de estudo de caso. Partindo de leituras de autores como Muñoz Viñas, Lowenthal, García Canclini, Hafstein e Brumann, discutimos os sentidos da autenticidade no âmbito de Cartas patrimoniais, recomendações e outros documentos. Na primeira parte analisamos o emprego de autenticidade enquanto conceito integrado à política da UNESCO para atribuição do título de Patrimônio Mundial, partindo de uma perspectiva crítico-histórica. Na segunda, discutimos o caso do Conjunto Moderno da Pampulha, partindo da leitura crítica dos dois dossiês de candidatura desse bem cultural à inscrição na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO como Paisagem Cultural (2014 e 2017), enfatizando o critério de autenticidade. Por fim, questionamos por que a categoria de autenticidade permanece como critério de patrimonialização mesmo diante das contradições que desperta. |
Abstract: | Authenticity could be a key concept to the historical notion and configuration of Heritagepolicy, nationally and abroad. We intend here to present a critical debate, founded in a literature review followed by a case study. Starting from theoretical readings such as Muñoz Viñas, Lowenthal, García Canclini, Hafstein, Brumann, we discuss the meanings of authenticity on the scope of Charters, recommendations and other documents on Heritage. From this discussion, we analyze authenticity, in a historical-critical perspective, as a basic concept to inscription at the World Heritage List. Then we studytwo dossiers (2014-2017) submitted to UNESCO to inscript the Pampulha Modern Ensemble on that List. Finally, we question: even facing contradictions, why authenticity remains a criteria to UNESCO’s World Heritage policy? |
Subject: | Arte Patrimonio cultural Politica cultural Unesco |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | EBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICAS |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/62513 |
Issue Date: | 2020 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/forumpatrimo/article/view/34105 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Fórum patrimônio |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A autenticidade como conceito chave_ uma reflexão a partir da inscrição do Conjunto Moderno da Pampulha na lista do patrimônio mundial da UNESCO.pdf | 567.07 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.