Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62513
Type: Artigo de Periódico
Title: A autenticidade como conceito chave: uma reflexão a partir da inscrição do Conjunto Moderno da Pampulha na lista do patrimônio mundial da UNESCO
Other Titles: Authenticity as a key concept: a reflection based on the inscription of the Pampulha Modern Complex on the UNESCO's world heritage list
Authors: Débora Veríssimo Costa
Carolina Ruoso
Denis Pereira Tavares
João Marcos Veiga
Luiz Henrique Assis Garcia
Maria Tereza Dantas Moura
Rita Lages Rodrigues
Tito Flávio Rodrigues Aguiar
Abstract: Reconhecendo autenticidade como conceito chave para concepção e configuração histórica da política de Patrimônio, nacional e internacional, propomos aqui uma reflexão crítica, alicerçados em revisão de literatura seguida de estudo de caso. Partindo de leituras de autores como Muñoz Viñas, Lowenthal, García Canclini, Hafstein e Brumann, discutimos os sentidos da autenticidade no âmbito de Cartas patrimoniais, recomendações e outros documentos. Na primeira parte analisamos o emprego de autenticidade enquanto conceito integrado à política da UNESCO para atribuição do título de Patrimônio Mundial, partindo de uma perspectiva crítico-histórica. Na segunda, discutimos o caso do Conjunto Moderno da Pampulha, partindo da leitura crítica dos dois dossiês de candidatura desse bem cultural à inscrição na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO como Paisagem Cultural (2014 e 2017), enfatizando o critério de autenticidade. Por fim, questionamos por que a categoria de autenticidade permanece como critério de patrimonialização mesmo diante das contradições que desperta.
Abstract: Authenticity could be a key concept to the historical notion and configuration of Heritagepolicy, nationally and abroad. We intend here to present a critical debate, founded in a literature review followed by a case study. Starting from theoretical readings such as Muñoz Viñas, Lowenthal, García Canclini, Hafstein, Brumann, we discuss the meanings of authenticity on the scope of Charters, recommendations and other documents on Heritage. From this discussion, we analyze authenticity, in a historical-critical perspective, as a basic concept to inscription at the World Heritage List. Then we studytwo dossiers (2014-2017) submitted to UNESCO to inscript the Pampulha Modern Ensemble on that List. Finally, we question: even facing contradictions, why authenticity remains a criteria to UNESCO’s World Heritage policy?
Subject: Arte
Patrimonio cultural
Politica cultural
Unesco
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICAS
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/62513
Issue Date: 2020
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufmg.br/index.php/forumpatrimo/article/view/34105
metadata.dc.relation.ispartof: Fórum patrimônio
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.