Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62514
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLuíza Bernardes de Matos Marcolinopt_BR
dc.creatorLuise Soares Pereira de Souzapt_BR
dc.creatorRita Lages Rodriguespt_BR
dc.creatorCarolina Ruosopt_BR
dc.creatorDaniela Fernandes Barbosapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-09T18:07:30Z-
dc.date.available2024-01-09T18:07:30Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.volume6pt_BR
dc.citation.issue6pt_BR
dc.citation.spage232pt_BR
dc.citation.epage256pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v6i6p231-256pt_BR
dc.identifier.issn2525-8354pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/62514-
dc.description.abstractIn this paper we lay the debate between artist and curator in the framework of Art history: firstly based on the events stemming from the proposal for the creation of a Museum of Live Artists in France, and then on how, in the middle of the XX century, with the origin of the profession of the exhibition curator, the artists start to question the role of the curator as a mediator between artists and the public. With this historical presentation on the presence of this debate in the art worlds, we intend to situate the perspective presented in the curatorship of the 33rd Bienal de São Paulo along the relationship between artists and the cultural institutions, especially the art museums. As this paper is part of a broader research on theories and methodologies of exhibition curatorship, we develop further our discussion on the definitions that were found in the national and international press on the model proposed by Gabriel Pérez-Barreiro. This analysis was done based on this documentary corpus. Not only have we approached the textual content published by the organization of 33ª Bienal de São Paulo, but also articles from cultural journalism sources and art critics that went through the national and international medias. To develop this analysis, we have as reference Howard Becker, Jérôme Glicenstein, J. Pedro Lorente, among others.pt_BR
dc.description.resumoNeste artigo, situamos na História da Arte o debate artista-curador, primeiramente a partir dos acontecimentos em torno da proposta de criação de um Museu de Artistas Vivos na França e então abordamos como em meados do século XX, com o nascimento da profissão de curador de exposições, os artistas passam a questionar o papel do curador como mediador entre artistas e público. Com esta apresentação histórica sobre a presença desse debate nos mundos da arte, pretendemos situar a perspectiva apresentada na curadoria da 33ª Bienal de São Paulo ao longo dessa relação entre os artistas e as instituições culturais, em especial os museus de arte. Uma vez que este artigo integra uma pesquisa mais ampla a respeito de teorias e metodologias de curadoria de exposição, aprofundaremos nossa reflexão a respeito das definições que circularam na imprensa nacional e internacional a respeito do modelo proposto por Gabriel Pérez-Barreiro. A reflexão foi feita a partir deste corpus documental. Não foram abordados somente os textos da assessoria de comunicação, mas também conteúdo elaborado para as redes sociais, textos de catálogos e o material educativo produzidos pela equipe da 33ª Bienal de São Paulo, assim como as reportagens, matérias de jornalismo cultural e textos de crítica de arte que circularam nacional e internacionalmente sobre a exposição. Para desenvolver essa análise temos como referência o pensamento de Howard Becker, Jérôme Glicenstein, J. Pedro Lorente, entre outros autores.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista arapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtista-curadorpt_BR
dc.subjectCurador-facilitadorpt_BR
dc.subjectHistória da curadoria de exposiçõespt_BR
dc.subjectHistória das exposições e bienais de artept_BR
dc.subject.otherArte - históriapt_BR
dc.subject.otherCuradoria (arte)pt_BR
dc.subject.otherExposiçõespt_BR
dc.subject.otherBienal Internacional de São Paulopt_BR
dc.titleA noção de artistas-curadores na 33ª Bienal de São Paulo: os artistas em histórica negociação com as instituições culturaispt_BR
dc.title.alternativeThe idea of artists-curators at the 33rd Bienal de São Paulo: artists in historical negotiation with cultural institutionspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.revistas.usp.br/revistaara/article/view/154439pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3340-4357pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.