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Tipo: Tese
Título: Regionalização: a construção de um conhecimento pedagógico do conteúdo
Autor(es): Raquel Augusta Melilo Carrieri
primer Tutor: Valéria de Oliveira Roque Ascenção
primer miembro del tribunal : Carolina Machado Rocha Busch Pereira
Segundo miembro del tribunal: Vanilton Camilo de Souza
Tercer miembro del tribunal: Ronaldo Goulart Duarte
Cuarto miembro del tribunal: Fábio Tozi
Resumen: A tese partiu do pressuposto de que o conceito de região pode ser instrumentalizado para a construção de aprendizagens que mobilizam o raciocínio geográfico. A partir desse entendimento, chegou-se à seguinte questão de pesquisa: “Quais conhecimentos pedagógicos e do conteúdo de Geografia contribuem para o desenvolvimento do raciocínio geográfico, considerando-se o conceito de região e o processo de regionalização?”. Utilizou-se o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) como base para a construção de um conhecimento docente individual que mescla percepções da experiência com práticas do fazer científico. Partindo desse referencial teórico, teve-se como objetivo geral identificar e mobilizar os conhecimentos necessários à construção de aprendizagens referentes à região e regionalização que operem com o raciocínio geográfico. Visto que os sujeitos de pesquisa são estudantes das aulas ministradas pela autora, a investigação seguiu os pressupostos da pesquisa-ação para que um dos objetivos específicos fosse alcançado: o desenvolvimento de uma metodologia de regionalização enquanto exercício didático. Esse exercício, organizado em dois instrumentos de pesquisa, mobilizou ações mentais específicas, com destaque para a diferenciação, classificação e representação dos espaços. A regionalização, associada a uma intencionalidade de pesquisa e/ou ensino, foi entendida então como um dos princípios do raciocínio geográfico, permitindo o resgate da identidade da Geografia na escola por meio do seu estatuto epistemológico. Além disso, a metodologia criada permitiu que se descortinasse o conteúdo de ensino de Geografia. Ao investigar os conhecimentos geográficos, o conteúdo foi sendo examinado a partir de novos entendimentos e, ao final, foi compreendido como o conjunto de métodos, conceitos e ações que permitem a produção de práticas pedagógicas e de aprendizagens referentes ao desenvolvimento do raciocínio geográfico.
Abstract: The thesis was based on the assumption that the concept of region can be used to construct learning that mobilizes geographic reasoning. From this understanding, the following research question was reached: “What pedagogical knowledge and Geography content contribute to the development of geographic reasoning, considering the concept of region and the process of regionalization?” Pedagogical Content Knowledge (PCK) was used as a basis for the construction of individual teaching knowledge that combines perceptions of experience with practices of scientific practice. Based on this theoretical framework, the general objective was to identify and mobilize the knowledge necessary for the construction of learning related to the region and regionalization that operates with geographic reasoning. Since the research subjects are students in classes taught by the author, the investigation followed the assumptions of action research so that one of the specific objectives was achieved: the development of a regionalization methodology as a didactic exercise. This exercise, organized into two research instruments, mobilized specific mental actions, with emphasis on the differentiation, classification and representation of spaces. Regionalization, associated with an intentionality of research and/or teaching, was then understood as one of the principles of geographic reasoning, allowing the recovery of the identity of Geography at school through its epistemological status. Furthermore, the methodology created allowed the Geography teaching content to be revealed. When investigating geographic knowledge, the content was examined based on new understandings and, in the end, it was understood as the set of methods, concepts and actions that allow the production of pedagogical practices and learning related to the development of geographic reasoning
Asunto: . Geografia – Estudo e ensino
Percepção espacial
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: IGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/62541
Fecha del documento: 7-dic-2023
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

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