Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62541
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Valéria de Oliveira Roque Ascençãopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5688200345534827pt_BR
dc.contributor.referee1Carolina Machado Rocha Busch Pereirapt_BR
dc.contributor.referee2Vanilton Camilo de Souzapt_BR
dc.contributor.referee3Ronaldo Goulart Duartept_BR
dc.contributor.referee4Fábio Tozipt_BR
dc.creatorRaquel Augusta Melilo Carrieript_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3652003498473569pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-10T16:17:17Z-
dc.date.available2024-01-10T16:17:17Z-
dc.date.issued2023-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/62541-
dc.description.abstractThe thesis was based on the assumption that the concept of region can be used to construct learning that mobilizes geographic reasoning. From this understanding, the following research question was reached: “What pedagogical knowledge and Geography content contribute to the development of geographic reasoning, considering the concept of region and the process of regionalization?” Pedagogical Content Knowledge (PCK) was used as a basis for the construction of individual teaching knowledge that combines perceptions of experience with practices of scientific practice. Based on this theoretical framework, the general objective was to identify and mobilize the knowledge necessary for the construction of learning related to the region and regionalization that operates with geographic reasoning. Since the research subjects are students in classes taught by the author, the investigation followed the assumptions of action research so that one of the specific objectives was achieved: the development of a regionalization methodology as a didactic exercise. This exercise, organized into two research instruments, mobilized specific mental actions, with emphasis on the differentiation, classification and representation of spaces. Regionalization, associated with an intentionality of research and/or teaching, was then understood as one of the principles of geographic reasoning, allowing the recovery of the identity of Geography at school through its epistemological status. Furthermore, the methodology created allowed the Geography teaching content to be revealed. When investigating geographic knowledge, the content was examined based on new understandings and, in the end, it was understood as the set of methods, concepts and actions that allow the production of pedagogical practices and learning related to the development of geographic reasoningpt_BR
dc.description.resumoA tese partiu do pressuposto de que o conceito de região pode ser instrumentalizado para a construção de aprendizagens que mobilizam o raciocínio geográfico. A partir desse entendimento, chegou-se à seguinte questão de pesquisa: “Quais conhecimentos pedagógicos e do conteúdo de Geografia contribuem para o desenvolvimento do raciocínio geográfico, considerando-se o conceito de região e o processo de regionalização?”. Utilizou-se o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) como base para a construção de um conhecimento docente individual que mescla percepções da experiência com práticas do fazer científico. Partindo desse referencial teórico, teve-se como objetivo geral identificar e mobilizar os conhecimentos necessários à construção de aprendizagens referentes à região e regionalização que operem com o raciocínio geográfico. Visto que os sujeitos de pesquisa são estudantes das aulas ministradas pela autora, a investigação seguiu os pressupostos da pesquisa-ação para que um dos objetivos específicos fosse alcançado: o desenvolvimento de uma metodologia de regionalização enquanto exercício didático. Esse exercício, organizado em dois instrumentos de pesquisa, mobilizou ações mentais específicas, com destaque para a diferenciação, classificação e representação dos espaços. A regionalização, associada a uma intencionalidade de pesquisa e/ou ensino, foi entendida então como um dos princípios do raciocínio geográfico, permitindo o resgate da identidade da Geografia na escola por meio do seu estatuto epistemológico. Além disso, a metodologia criada permitiu que se descortinasse o conteúdo de ensino de Geografia. Ao investigar os conhecimentos geográficos, o conteúdo foi sendo examinado a partir de novos entendimentos e, ao final, foi compreendido como o conjunto de métodos, conceitos e ações que permitem a produção de práticas pedagógicas e de aprendizagens referentes ao desenvolvimento do raciocínio geográfico.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectensino de Geografia; região; regionalização; PCK; raciocínio geográficopt_BR
dc.subject.other. Geografia – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherPercepção espacialpt_BR
dc.titleRegionalização: a construção de um conhecimento pedagógico do conteúdopt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE_Melilo, R. A_Regionalizacao_construcao_conhecimento_pedagogico_conteudo_27_12.pdf6.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.