Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/62542
Tipo: Artigo de Evento
Título: Cassino, museu e patrimônio cultural da humanidade: polissemia de um objeto
Autor(es): Rita Lages Rodrigues
Luiz Henrique Assis Garcia
Ana Karina Ribeiro
Maria Tereza Dantas Moura
Resumen: O objeto de nossa pesquisa é a edificação do Museu de Arte da Pampulha, pensado em sua polissemia de museu, cassino, espaço de lazer, monumento, patrimônio da humanidade como exemplar único da arquitetura moderna. Construída inicialmente para ser Cassino, inaugurado em 1943 e desativado em 1946, em virtude da proibição do jogo no Brasil, que há quase 60 anos exerce a função de Museu, vem sendo retratado em variados suportes documentais: os jornais, atas de reuniões, relatórios de prefeitos. Ainda em seu princípio, esta pesquisa, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Estopim, reflete sobre questões relacionadas ao patrimônio cultural, à bens materiais e à significação destes bens, todos estes pontos pensados a partir da existência temporal dos objetos. Consideramos aqui dois pontos de inflexão, marcos temporais relevantes para captar a polissemia desse objeto. O primeiro corresponde ao momento inicial de transformação do edifício em Museu de Arte, no ano de 1957 e o segundo problematiza o recente tombamento da Paisagem Cultural do Patrimônio Moderno. A supervalorização do prédio em função do gênio arquitetônico que o concebeu, evidente no dossiê de tombamento apresentado no momento da candidatura do conjunto arquitetônico a patrimônio cultural da humanidade à UNESCO, é um dos caminhos possíveis para a valorização do bem. Interessa-nos, sobremaneira, o esforço social necessário para que ele perdure ao longo do tempo em suas múltiplas significações. É fundamental frisar o aspecto que transparece a princípio no dossiê de candidatura em que a existência do projeto original de Cassino sobrepõe-se à existência da edificação por mais de 60 anos como Museu. Quais os valores presentes na apresentação da candidatura? De que forma a ideia da originalidade e da função original perdura ainda hoje nos princípios do tombamento?
Asunto: Patrimonio cultural
Museu de Arte da Pampulha (Belo Horizonte, MG)
História
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/62542
Fecha del documento: 2017
metadata.dc.url.externa: https://www.even3.com.br/anais/arqdoc/71409-cassino-museu-e-patrimonio-cultural-da-humanidade--polissemia-de-um-objeto/
metadata.dc.relation.ispartof: Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação
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