Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62544
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dc.creatorJúnia Maria Ferrari de Limapt_BR
dc.creatorMaria Florencia Sosapt_BR
dc.creatorLaís Grossi de Oliveirapt_BR
dc.creatorAna Paula de Oliveira Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2024-01-10T19:16:17Z-
dc.date.available2024-01-10T19:16:17Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.issue17pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage13pt_BR
dc.identifier.issn1984-8781pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/62544-
dc.description.resumoAs potencialidades do ensino de planejamento nas universidades num processo de aprendizado mútuo Sociedade-Universidade, considerando o marco de uma disciplina curricular de graduação ofertada pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de minas Gerais (UFMG), é o referente que guia este trabalho. O presente artigo apresenta, por um lado, uma reflexão crítica sobre a situação atual no ensino universitário e, por outro lado, a experiência multidisciplinar de alunos e professores da Oficina Multidisciplinar, utilizando-a como instrumento para uma formação mais crítica e pragmática da prática universitária nas comunidades do território metropolitano. O artigo está estruturado em cinco partes: Introdução, a partir da apresentação sucinta da discussão abordada ao longo do trabalho; Resgate ao Programa LUMEs, por meio da exposição do contexto das primeiras menções ao programa e sua trajetória no tempo ;Aprendizado Mútuo, através da discussão crítica sobre o posicionamento articulador da Universidade, em confronto a uma colocação assistencialista, considerando uma dialética dupla aplicada no contato entre instituição e sociedade; o Programa LUMEs e o Aprendizado Mútuo, através da exposição da experiência da oficina multidisciplinar, considerando uma prática que transcende os limites da instituição ao território, junto com o detalhamento do desenvolvimento verificado em cada projeto parceiro da disciplina; e, por fim, Conclusão, fechando a exposição do conteúdo debatido no texto, com uma discussão em torno do papel da Extensão Universitária e sua continuidade no ensino acadêmico.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentARQ - ESCOLA DE ARQUITETURApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro Nacional da ANPUR-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectPlanejamento metropolitanopt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subject.otherArquiteturapt_BR
dc.subject.otherEnsinopt_BR
dc.subject.otherExtensão universitáriapt_BR
dc.titleQuando a prática acadêmica sai ao território: a experiência da oficina multidisciplinar: os LUMEs e a prática do planejamento metropolitano - UFMGpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://anais.anpur.org.br/index.php/anaisenanpur/article/view/2143/2122pt_BR
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