Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/62569
Tipo: Dissertação
Título: Biomarcadores imunológicos e sua rede de conexões em pacientes com carcinoma hepatocelular e cirrose hepática associada ao vírus da hepatite C
Autor(es): Lucy Ana Santos Fonseca
Primeiro Orientador: Rosangela Teixeira
Primeiro Coorientador: Olindo Assis Martins Filho
Primeiro membro da banca : Cássia Regina Guedes Leal
Segundo membro da banca: Luara Isabela dos Santos
Resumo: INTRODUÇÃO: o carcinoma hepatocelular (CHC) está associado ao desequilíbrio da resposta imune mediado pelo tumor e hospedeiro. A resposta virológica sustentada (RVS) reduz, mas não elimina o risco de CHC. Este estudo analisou biomarcadores solúveis periféricos, em pacientes com CHC com vírus da hepatite C (HCV) e com RVS. MÉTODOS: 62 adultos cirróticos com CHC foram distribuídos em dois grupos: virêmicos (CHC-HCV, n=30) ou com RVS (CHC-RVS, n=32). 32 Participantes saudáveis foram controles (CT). Parâmetros qualitativos e quantitativos (Luminex Bio-Plex) comparativos, correlações (Spearman), interações (software Cytoscape Consortium 2.8), heat maps e diagramas visuais de tipologia de mediadores solúveis periféricos (citocinas pró-inflamatórias, regulatórias, quimiocinas e fatores de crescimento) foram analisados por métodos estatísticos apropriados e área sob a curva ROC (AUC-ROC). RESULTADOS: aumento significativo dos mediadores solúveis foi observado nos grupos CHC comparados ao CT. Houve menor quantificação de CCL3, CXCL10, IFN-g, IL-1Ra, IL-10 e VEGF no grupo CHC-RVS comparado ao CHC-HCV. CXCL10 e CCL3 apresentaram maior acurácia para discriminar os grupos CHC (AUC-ROC: 0,77 e 0,73, respectivamente). Valores de CXCL10 e CCL3 menores que 38,6pg/mL e 1,3pg/mL (razão de verossimilhança de 3 e 15), respectivamente, qualificaram o grupo HCV-RVS. Correlações intensas da rede integrativa de mediadores foram observadas no CT, com significativa perda de conectividade no grupo CHC-HCV, com eixo no polo entre quimiocinas e citocinas pró-inflamatórias, e recuperação discreta da conectividade no grupo CHC-RVS, com eixo desviado para citocinas reguladoras e fatores de crescimento. CONCLUSÕES: CXCL10 e CCL3 apresentaram maior desempenho para caracterizar os grupos CHC. As redes integrativas de conexões entre mediadores solúveis apresentaram perfis muito distintos entre os grupos CHC virêmico (CHC-HCV) e com RVS (CHC-RVS). A maior rede de conexões no grupo CHC-RVS sugere o impacto da cura da infecção pelo HCV na reconstituição imune, a despeito de permanecer menos robusta do que a observada no grupo CT. Estes resultados somam conhecimento a respeito dos distintos perfis de resposta imune em pacientes com CHC virêmicos ou com RVS, o que poderá ter implicações oncogênicas de importância clínica. PALAVRAS CHAVES: Carcinoma hepatocelular; hepatite C; cirrose hepática; biomarcadores; citocinas.
Assunto: Carcinoma Hepatocelular
Hepatite C
Cirrose Hepática
Biomarcadores
Citocinas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/62569
Data do documento: 23-Ago-2023
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Lucy_Ana_dezembro_2023.pdf2.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.