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http://hdl.handle.net/1843/62578
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A mediação pedagógica e o programa de escrita inventada na alfabetização de jovens e adultos |
Título(s) alternativo(s): | Pedagogical mediation and the invented writing intervention program in the youth and adult literacy |
Autor(es): | Francisca Izabel Pereira Maciel Juliane Gomes de Oliveira |
Resumo: | A presente investigação insere-se no quadro teórico dos estudos sociointeracionistas e da pesquisa colaborativa e tem como objetivo analisar as estratégias de mediação pedagógica nas produções escritas de grupos de alunos jovens e adultos em processo de alfabetização. Foram realizadas análise e categorização das mediações ocorridas ao longo do programa de intervenção na escrita inventada (PEI) em diálogo com pesquisas desenvolvidas em Portugal e no Brasil. A pesquisa com escrita inventada é definida como uma ação que gera transformações no pensamento do alfabetizando, visto que mobiliza a sua atenção para as pautas sonoras das palavras e para a forma como pode registrá-las, e pode favorecer o processo de reflexão metalinguística implicado na aprendizagem inicial da língua escrita. O conjunto dessas interações com os sujeitos adultos demonstrou que o exercício da escrita colaborativa pode desenvolver o processo de reflexões coletivas e individuais para o desenvolvimento na apreensão da língua escrita. |
Abstract: | This investigation inserts itself in the theoretical framework of social inte-ractionist studies and of collaborati-ve research, and aims to analyze the strategies of pedagogical mediation in the written productions of young and adult groups of students in pro-cess of literacy. Analysis and catego-rization of mediations that took place during the invented writing interven-tion program (PEI) were carried out in dialogue with researches develo-ped in Portugal and Brazil. Invented writing research is defined as an ac-tion that generates transformations in the thinking of the literacy stu-dent since it mobilizes his attention to the words’ sound and to the shape with which they can be registered, favoring the process of metalinguis-tic reflection involved in the initial learning of written language. These interactions’ set with the adult subjects demonstrated that the collabora-tive writing exercise can develop the process of individual and collective reflections towards the development of the apprehension of the written language. |
Assunto: | Alfabetização Educação de adultos Escrita Mediação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.5335/rdes.v17i01.11393 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/62578 |
Data do documento: | 2020 |
metadata.dc.url.externa: | https://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/11393 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Desenredo |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
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