Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/62579
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A constituição da identidade negra nos textos e livros didáticos no ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The constitution of black in texts and identity and teaching books in fundamental education
Autor(es): Marilza de Oliveira Santos
Francisca Izabel Pereira Maciel
Resumo: Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa sobre constituição da identidade negra em textos e livros didáticos, em escolas do Ensino Fundamental. Buscamos compreender quais eram as relações existentes entre os textos e livros didáticos escolhidos pela escola e a construção da identidade de estudantes negros, na disciplina de português no ensino fundamental. Um dos objetivos específicos foi identificar quais eram as representações acerca da identidade negra presente nos livros didáticos e como estas poderiam ou não ser constituídoras de identidades dos/as estudantes na disciplina de português. Os fundamentos teóricos sustentaram-se nas teorias de linguagem, principalmente na teoria crítica de Fairclough (2001, 2003), bem como de estudiosos da linguagem como Soares (1999), Orlandi (2001), Vygotsky (1993), da identidade, do multiculturalismo, do racismo, Hall (2002), Munanga (2004, 2008), Gomes (2003, 2005) e a legislação pertinente ao tema, lei 10639/2003. A metodologia adotada foi a análise documental. Para realizar a pesquisa foi feito o levantamento dos livros didáticos e paradidáticos utilizados na disciplina de Língua Portuguesa. Após a identificação dos livros, buscou-se identificar e analisar nos livros os textos presentes sobre a temática da identidade negra. Os resultados demonstraram que as narrativas a respeito da cultura afrodescente, ainda são poucas, o que demonstra necessidade de maior investimento nesse campo para que os livros didáticos auxiliem os professores em seu trabalho pedagógico de práticas anti-racistas, questionando, assim, um currículo historicamente eurocêntrico.
Abstract: This work presents the results of a research on the constitution of black identity in texts and textbooks in elementary schools. We sought to understand what were the relationship between texts and textbooks chosen by the school and the construction of the identity of black students in the Portuguese discipline in elementary school?. One of the specific objectives was to identify what were the “representations about black identity present in the textbooks and how pedagogical practices of the teachers could or could not be constituted of the identities students in the teaching of Portuguese classes. The theoretical foundations were based on language theories, especially in Furlough’s critical theory (2001, 2003), as well as language scholars such as Soares (1999), Orlando (2001), Vygotsky (1993), identity, multiculturalism, of racism, Hall (2002), Munanga(2004,2008), Gomes (2003, 2005) and the pertinent legislation, law 10639/2003. The methodology adopted was content analysis. To carry out the research we used field notebooks, records of texts and textbooks, observation of textbooks and paradigmatic of the Portuguese Language discipline. The corpus analyzed is composed of narratives presented in texts and textbooks. The results showed that the narratives about afrodescedant cultures are still poorly worked on the discipline and consequently in the classrooms, although there is commitment of the school to develop a choice of textbooks that allows a pedagogical work of antiracist practices thus questioning a historically Eurocentric curriculum.
Assunto: Linguagem
Negros - identidade racial
Ensino
Livros didáticos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1258
URI: http://hdl.handle.net/1843/62579
Data do documento: 2020
metadata.dc.url.externa: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602020000100222
metadata.dc.relation.ispartof: Revista exitus
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A constituição da identidade negra nos textos e livros didáticos no ensino fundamental.pdf396.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.