Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62588
Type: Dissertação
Title: Invertendo as aulas de educação física: uma experiência docente sobre as contribuições da sala de aula invertida nas aulas de educação física no ensino fundamental I
Authors: Marco Antonio de Paula Luis
First Advisor: Gustavo Pereira Côrtes
First Referee: Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz
Second Referee: Valdilene Aline Nogueira Vilas Boas
Abstract: A tecnologia está presente nos mais variados segmentos das nossas vidas, impondo ao tradicional a necessidade de mudanças. Nesse sentido, a educação também é um lugar de mudanças constantes onde devem estar presentes os conhecimentos e as tecnologias mais avançadas. Atualmente, metodologias ativas baseadas nas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) têm ganhado espaço no campo educacional. A utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem e a adoção de modelos híbridos de ensino, dentre os quais se destaca a sala de aula invertida, são cada vez mais recorrentes. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo foi analisar as possíveis contribuições da metodologia da sala invertida nas aulas de Educação Física para estudantes de quatro turmas do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Coronel José Batista em Itabira, MG. Através da utilização de um diário de bordo foram registrados os dados de doze aulas de Educação Física, bem como as impressões do professor pesquisador sobre a utilização dessa metodologia de ensino. O conjunto de informações observado nas aulas foi utilizado para a construção de narrativas pedagógicas, a partir do olhar do professor pesquisador, sobre a sua experiência com a aplicação da metodologia da sala de aula invertida nas referidas turmas. A narrativa das experiências pedagógicas contribuiu para uma compreensão mais ampla sobre o objeto do presente estudo, pois permitiu ao professor pesquisador realizar um relato mais fiel dos seus sentimentos, anseios, angústias e perspectivas sobre o trabalho desenvolvido. Por meio da análise do discurso, fizemos inferências e interpretamos as narrativas docentes produzidas levando­se em conta os fatos observados e descritos nos textos narrativos e as percepções do observador. À luz do conhecimento já produzido sobre a sala de aula invertida e das premissas existentes sobre o tema da pesquisa, procuramos compreender os sentidos e os significados apresentados nas narrativas. Como resultados do presente trabalho temos que a sala de aula invertida contribui para a otimização do tempo de aula, permitindo que os alunos se dediquem mais à vivência prática dos conteúdos. Verificamos também que a inversão da sala de aula favorece a compreensão dos conteúdos propostos e influencia positivamente na dinâmica das aulas de Educação Física. As narrativas demonstraram que o uso das TDICs faz parte do cotidiano da maioria dos alunos, e portanto, não se configura como um fator limitante para a utilização da sala de aula invertida. Por outro lado, a utilização de plataformas específicas e recursos digitais que não fazem parte desse cotidiano, requerem maior tempo de familiarização, exigindo suporte constante por parte do professor, fato que impõe dificuldades para o estudo remoto. Além disso, o tempo de planejamento e o engajamento na produção de materiais do professor é muito maior, fato que pode prejudicar a implementação da metodologia nas aulas da disciplina.
Subject: Educação física - Estudo e ensino
Educação física para crianças
Ambientes virtuais compartilhados
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Física - Mestrado Profissional
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/62588
Issue Date: 4-Aug-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.