Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/62701
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A intertextualidade em textos escritos na escola: o que os alunos produzem? |
Título(s) alternativo(s): | The intertextuality in student’s writing productions at school: what do the students produce? |
Autor(es): | Valquiria Rodrigues Silva Santos Francisca Izabel Pereira Maciel |
Resumen: | Este trabalho, com abordagem qualitativa (Alves-Mazzotti e Gewandsnajder, 2002; Gatti e André, 2010; Bogdan e Biklen, 1994), teve como objetivo principal analisar a intertextualidade (Koch e Elias, 2006; Fiorin, 2017) nos textos produzidos pelos alunos em sala de aula. Para realizar a pesquisa, utilizou-se como fonte de informações os cadernos de produção de texto dos alunos e as entrevistas semiestruturadas realizadas com oito alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola X. As análises tecidas ancoraram-se nos estudos de Bakhtin sobre a linguagem ([1929] 2006; [1979] 1997). Os resultados mostram que as produções de textos centravam-se na escrita de histórias, tendo como interlocutores os colegas e a professora da turma. Desse modo, os textos produzidos continham romance, mistério, aventura e fatos do cotidiano, que dialogavam com outros textos a que os alunos tinham acesso, tais como: filmes, jogos, seriados, livros e histórias orais contadas pelos familiares. |
Abstract: | This Project, with a qualitative approach (ALVES-MAZZOTTI; GEWANDSNAJDER , 2002; GATTI; ANDRÉ, 2010; BOGDAN; BIKLEN, 1994), had as its main goal to analyze the intertextuality (KOCH; ELIAS, 2006; FIORIN, 2017) in writing productions of students in class. In order to do the research, the students’ notebooks and the semi structured interviews made with eight students from the 5th grade of elementary school (from a non-identified school) were used as source. The final analysis relies on Bakhtin’s language studies ([1929] 2006; [1979] 1997). The results show that the writing productions were centered on story writing, counting on the teacher and classmates as interlocutors. Thus, the texts produced had romance, mystery, adventure and ordinary facts that were connected with other texts that students had access to, such as: movies, games, tv series, books and oral stories told by their relatives. |
Asunto: | Escrita - estudo e ensino Intertextualidade Analise de interação em educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.34112/2317-0972a2022v40n84p121-136 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/62701 |
Fecha del documento: | 2022 |
metadata.dc.url.externa: | https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/view/858 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Leitura: teoria & prática |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
A intertextualidade em textos escritos na escola_ o que os alunos produzem_.pdf | 274.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.