Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/62763
Tipo: Artigo de Evento
Título: "Por que o Papai Noel come biscoitos?": negociações sobre características de uma questão científica no contexto de atividades com um desenho animado no 3º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): "Why does Santa eat cookies?" Negotiations about a scientific question and an animated cartoon series
Autor(es): Deborah Cotta Oliveira
Danusa Munford
Elaine Soares França
Resumo: Neste trabalho abordamos a questão de como crianças se apropriam de elementos de produções de mídia de temática científica. Buscamos compreender como um grupo de crianças construiu relações com ciências a partir do desenho animado “O Show da Luna”, em interações discursivas. Apresentamos aqui um caso expressivo (telling case) que evidencia tensões na negociação sobre o que é ciências. Orientadas pela perspectiva da Etnografia em Educação e pela análise do discurso, observamos que as interações entre os pares e com adultos foram fundamentais para a construção de relações coerentes com a ciência a partir do contato com o desenho animado. Defendemos assim a problematização da ideia de consumo de informações que se tem acerca da relação da criança com as mídias, e propomos reflexões e estudos mais aprofundados acerca do protagonismo infantil e da mediação e interação para significação de conteúdos apresentados pelas mídias.
Abstract: In this paper we raise reflections about the contact between children and scientific themed media productions. We seek to understand how a group of children constructed discursively relationships with science through the cartoon “Earth to Luna”. We present a telling case that make visible tensions in the negotiation about what is science. Guided by the perspective of Ethnography in Education and discourse analysis we observed that the interactions between peers and with adults were fundamental for building coherent relationships with science by the animated cartoon. We therefore defend the deconstruction of the idea of information consumption about the child's relationship with the media and we propose more in-depth reflections and studies about children’s protagonism and about mediation and interaction to promote signify content presented by the media.
Assunto: Desenho animado
Ciências (ensino fundamental) - estudo e ensino
Ensino fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/62763
Data do documento: 2021
metadata.dc.url.externa: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/76369
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro nacional de pesquisa em educação em ciências (ENPEC)
Aparece nas coleções:Artigo de Evento



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.