Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/62765
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Proposta de sequência didática para introdução da computação e do pensamento computacional no ensino fundamental II baseada nas metáforas de perspectivas culturais |
Título(s) alternativo(s): | Proposal for a didactic sequence to introduce computing and computational thinking in elementary school II based on metaphors from cultural perspectives |
Autor(es): | Oto Braz Assunção Raquel Oliveira Prates Elaine Soares França |
Resumen: | A contínua inserção da tecnologia digital nas diversas áreas de atuação da sociedade faz com que as competências do Pensamento Computacional (PC) sejam essenciais. Neste contexto, este trabalho visa a concepção de uma sequência didática para a introdução da Computação e desenvolvimento do PC no Ensino Fundamental (EF) - Anos Finais. Ao considerarmos o PC como uma cultura, classificamos recursos didáticos para o ensino do PC à luz das Metáforas de Perspectivas Culturais e selecionamos alguns destes recursos para serem utilizados na pratica em uma Pesquisa-Ação. Por fim, elaboramos uma sequência didática para professores interessados em introduzir a Computação e o PC aos alunos dos anos finais do EF. |
Abstract: | Computational Thinking (CT) skills have become essential considering that digital technologies are becoming more prevalent in different fields of study and work performed by society. Thus, this work has the ultimate goal of creating a didactic sequence to support educators in teaching Computer Scienceto middle school students and fomenting the development of their CT skills. To that end, we considered CT as a culture to classify CT teaching resources in the light of the Cultural Viewpoint Metaphors. Then, we used the classification as a basis to select teaching resources to be applied in an Action-Research. Finally,we created a didactic sequence for educators interested in introducing computer science and CT to middle school students. |
Asunto: | Pensamento computacional Ensino fundamental Educação - computação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | ICX - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.5753/wcbie.2021.218884 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/62765 |
Fecha del documento: | 2021 |
metadata.dc.url.externa: | https://sol.sbc.org.br/index.php/cbie_estendido/article/view/18196 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Workshops do congresso brasileiro de informática na educação (WCBIE) |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Evento |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Proposta de sequência didática para introdução da computação e do pensamento computacional no ensino fundamental II baseada nas metáforas de perspectivas culturais.pdf | 939.19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.