Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/62860
Tipo: | Tese |
Título: | Translanguaging pelas brechas: práticas de letramento crítico-decolonial em tempos pandêmicos |
Título(s) alternativo(s): | Translanguaging through the cracks: critical-decolonial literacy practices at pandemic times |
Autor(es): | Phelippe Nathaniel Ribeiro Oliveira |
primer Tutor: | Andréa Machado de Almeida Mattos |
primer miembro del tribunal : | Henrique Rodrigues Leroy |
Segundo miembro del tribunal: | Leina Claudia Viana Juca |
Tercer miembro del tribunal: | Claudia Hilsdorf Rocha |
Cuarto miembro del tribunal: | Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome |
Quinto miembro del tribunal: | Erika Amâncio Caetano |
Resumen: | Como uma pesquisa em Linguística Aplicada Crítica que se propõe a refletir sobre a relação da educação linguística com questões sociais, este trabalho é desenvolvido durante e para tempos pandêmicos, um período marcado por crises múltiplas e interconectadas (BUTLER, 2022). A partir de premissas teóricas e metodológicas alinhadas ao movimento da virada translinguística (LEE; DOVCHIN, 2020) e das epistemologias do Sul, esta pesquisa discute, por um viés praxiológico, práticas de letramento informadas pelo Giro Decolonial (MALDONADO-TORRES, 2011, MIGNOLO, 2018) e pela perspectiva do letramento crítico (DURRANT; GREEN, 2000; LANKSHEAR; SNYDER; GREEN, 2000; MATTOS, 2011, 2015). A translinguagem, enquanto paradigma de pesquisa, oferece uma base ontológica e epistemológica para a construção de conhecimentos linguísticos que se desvinculam de noções e ideologias estabelecidas pela e para a modernidade, como é o caso da própria orientação monolíngue (CANAGARAJAH, 2013), ainda profundamente arraigada no ensino-aprendizagem de inglês no Brasil. Por meio de uma PesquisAção (MCNIFF; WHITEHEAD, 2010) transmétodo, que mobiliza de maneira transversal e transdisciplinar princípios da autoetnografia (ADAMS; ELLIS; JONES, 2016; KRESS, 2010) e da Pesquisa Narrativa (BARKHUIZEN; BENSON; CHIK, 2014; NACARATO, 2018; PASSEGGI, 2018), buscou-se explorar as possibilidades concretas oferecidas pela translinguagem, aqui compreendidas como brechas (DUBOC, 2012), para um letramento crítico-decolonial em uma escola pública federal brasileira. Tais práticas de letramento permitiram, nesse sentido, a identificação, problematização e desestabilização dos discursos engendrados pelo par modernidade/colonialidade, assim como o desenvolvimento de um pensamento crítico necessário à compreensão e superação do estado de crise permanente produzido e gerenciado pelo próprio neoliberalismo na atualidade. |
Abstract: | As a Critical Applied Linguistics research project that aims to reflect upon the relationship between language education and social issues, this study is developed at and for a time of multiple and interconnected crises (BUTLER, 2022). Drawing on theoretical and methodological assumptions of the translinguistic turn (LEE; DOVCHIN, 2020) and the epistemologies of the South, this dissertation discusses, from a praxiological perspective, literacy practices informed by the Decolonial Turn (MALDONADO-TORRES, 2011, MIGNOLO, 2018) and critical literacies (DURRANT; GREEN, 2000; LANKSHEAR; SNYDER; GREEN, 2000; MATTOS, 2011, 2015). The translanguaging scholarship, as a research paradigm, offers ontological and epistemological bases for the construction of linguistic knowledge that is detached from the notions and ideologies engendered by and for modernity, such as the very monolingual orientation (CANAGARAJAH, 2013), still deeply rooted in language learning-teaching in Brazil. By means of a transmethod Action Research Project (MCNIFF; WHITEHEAD, 2010), which mobilizes principles from autoethnography (ADAMS; ELLIS; JONES, 2016; KRESS, 2010) and Narrative Inquiry (BARKHUIZEN; BENSON; CHIK, 2014; NACARATO, 2018; PASSEGGI, 2018) in a transversal and transdisciplinary manner, this study sought to explore the concrete opportunities created by the translingual orientation, here understood as curricular cracks (DUBOC, 2012), for critical-decolonial literacy practices at a Brazilian federal public school. Such practices allowed the identification, problematization and destabilization of the discourses engendered by the modernity/coloniality pair, as well as the development of critical thinking that uncovers and overcomes the permanent state of crises produced and managed by neoliberalism at the present. |
Asunto: | Linguagem e Línguas – Estudo e ensino Letramento Decolonidade na educação COVID 19 Pandemia, 2020- na educação Etnologia Translinguagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/62860 |
Fecha del documento: | 30-jun-2023 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Phelippe Oliveira - Translanguaging pelas brechas (Tese).pdf | 9.73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons