Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62867
Type: Monografia (especialização)
Title: Letramento e metodologia de ensino: uma análise do letramento do docente como metodologia de ensino e aprendizagem.
Authors: Fatiane Guimarães de Sousa
First Advisor: Marcelo Chiaretto
First Referee: Alex Fabiani de Brito Torres
Second Referee: Kleber Mazione Lima Ferreira
Abstract: Nessa monografia apresento-lhes o resultado de uma pesquisa realizada na Escola do Futuro de Goiás Luiz Rassi, visando identificar, e descrever o letramento e a metodologia de ensino usadas pelos docentes de determinados eixos de ensino, analisando como foco principal se os docentes dos respectivos eixos usam a metodologia freiriana. O método escolhido para a realização da pesquisa foi a abordagem quantiqualitativa e a análise de casos, desenvolvida no Google formulário e enviada via aplicativo WhatsApp. É um estudo de caso, com teorias que fundamentam e abrangem: a metodologia de Paulo Freire e outras, e os estudos sobre letramento de Graça Paulino e Marcelo Chiaretto. Assim, como resultado houve um retorno significativo dos docentes. Concluindo que, mesmo diante de distintos eixos de ensino e metodologias diversas, a pesquisa constou a forte presença do letramento e metodologia freiriana no cotidiano de ensino dos docentes, constatando assim a fala de Paulo Freire (1997, p 32) “não há ensino sem pesquisa e nem pesquisa sem ensino”.
Abstract: In this monograph I present the result of a research carried out in a certain Escola do Futuro de Goiás Luiz Rassi, aiming to identify and describe the literacy and teaching methodology used by teachers of certain teaching axes, analyzing as a main focus whether the teachers of the respective axes use the freirian methodology. The method chosen to carry out the research was the quantitative and qualitative approach and case analysis, developed in the Google form and sent via the WhatsApp application. It is a case study, with theories that support and cover: the methodology of Paulo Freire and others, and the studies on literacy by Graça Paulino and Marcelo Chiaretto. Thus, as a result, there was a significant return from teachers. Concluding that, even in the face of different teaching axes and different methodologies, the research found the strong presence of literacy and freirian methodology in the daily teaching of teachers, thus confirming the speech of Paulo Freire (1997, p 32) “there is no teaching without research and no research without teaching”.
Subject: Língua portuguesa – Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/62867
Issue Date: 11-Jul-2023
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC-FINAL.pdf802.8 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons