Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/62916
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | A prática de metodologias ativas sob o contexto do letramento digital em sala de aula |
Autor(es): | Joelma Coelho Rodrigues |
Primeiro Orientador: | Francis Arthuso Paiva |
Primeiro membro da banca : | Karine Grazielle Dias |
Segundo membro da banca: | Heminía Martins Lima |
Resumo: | Este artigo propõe-se a refletir sobre as metodologias ativas sob a visão do letramento digital em sala de aula, analisando o processo educativo aliado com as novas tecnologias. Tendo como foco as formas e meios de implementação das práticas letradas, demostrando a necessidade de uma releitura do ambiente digital presente na sala de aula. O presente estudo traça um paralelo entre a necessidade de novas práticas educacionais e o processo de ensino-aprendizagem do aluno dentro do ambiente digital, em que um está conectado ao outro, pois a leitura das mídias digitais está ligada ao processo de formação do leitor. A pesquisa respalda-se teoricamente em estudos sobre letramentos em Kleiman (2005 e 2010) e Soares (2004), o objetivo principal do projeto é efetivamente produzir uma análise com as perspectivas multissemióticas e multimodais dentro do processo educacional. |
Abstract: | This article proposes to reflect on active methodologies from the point of view of digital literacy in the classroom, analyzing2 the educational process combined with new technologies. Focusing on the ways and means of implementing literate practices, demonstrating the need for a re-reading of the digital environment present in the classroom. This study draws a parallel between the need for new educational practices and the student's teaching-learning process within the digital environment, in which one is connected to the other, as reading digital media is linked to the reader's training process. The research is theoretically based on studies on literacies in Kleiman (2005 and 2010) and Soares (2004). The main objective of the project is to effectively produce an analysis with multisemiotic and multimodal perspectives within the educational process. |
Assunto: | Língua portuguesa – Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/62916 |
Data do documento: | 14-Set-2023 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Língua Portuguesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA JOELMA - 2023 - ATUALIZADA FINAL 2.pdf | 611.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons