Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/62916
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A prática de metodologias ativas sob o contexto do letramento digital em sala de aula
Autor(es): Joelma Coelho Rodrigues
Primeiro Orientador: Francis Arthuso Paiva
Primeiro membro da banca : Karine Grazielle Dias
Segundo membro da banca: Heminía Martins Lima
Resumo: Este artigo propõe-se a refletir sobre as metodologias ativas sob a visão do letramento digital em sala de aula, analisando o processo educativo aliado com as novas tecnologias. Tendo como foco as formas e meios de implementação das práticas letradas, demostrando a necessidade de uma releitura do ambiente digital presente na sala de aula. O presente estudo traça um paralelo entre a necessidade de novas práticas educacionais e o processo de ensino-aprendizagem do aluno dentro do ambiente digital, em que um está conectado ao outro, pois a leitura das mídias digitais está ligada ao processo de formação do leitor. A pesquisa respalda-se teoricamente em estudos sobre letramentos em Kleiman (2005 e 2010) e Soares (2004), o objetivo principal do projeto é efetivamente produzir uma análise com as perspectivas multissemióticas e multimodais dentro do processo educacional.
Abstract: This article proposes to reflect on active methodologies from the point of view of digital literacy in the classroom, analyzing2 the educational process combined with new technologies. Focusing on the ways and means of implementing literate practices, demonstrating the need for a re-reading of the digital environment present in the classroom. This study draws a parallel between the need for new educational practices and the student's teaching-learning process within the digital environment, in which one is connected to the other, as reading digital media is linked to the reader's training process. The research is theoretically based on studies on literacies in Kleiman (2005 and 2010) and Soares (2004). The main objective of the project is to effectively produce an analysis with multisemiotic and multimodal perspectives within the educational process.
Assunto: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/62916
Data do documento: 14-Set-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA JOELMA - 2023 - ATUALIZADA FINAL 2.pdf611.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons