Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62916
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Francis Arthuso Paivapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9987569172150751pt_BR
dc.contributor.referee1Karine Grazielle Diaspt_BR
dc.contributor.referee2Heminía Martins Limapt_BR
dc.creatorJoelma Coelho Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2024-01-17T13:11:32Z-
dc.date.available2024-01-17T13:11:32Z-
dc.date.issued2023-09-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/62916-
dc.description.abstractThis article proposes to reflect on active methodologies from the point of view of digital literacy in the classroom, analyzing2 the educational process combined with new technologies. Focusing on the ways and means of implementing literate practices, demonstrating the need for a re-reading of the digital environment present in the classroom. This study draws a parallel between the need for new educational practices and the student's teaching-learning process within the digital environment, in which one is connected to the other, as reading digital media is linked to the reader's training process. The research is theoretically based on studies on literacies in Kleiman (2005 and 2010) and Soares (2004). The main objective of the project is to effectively produce an analysis with multisemiotic and multimodal perspectives within the educational process.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo propõe-se a refletir sobre as metodologias ativas sob a visão do letramento digital em sala de aula, analisando o processo educativo aliado com as novas tecnologias. Tendo como foco as formas e meios de implementação das práticas letradas, demostrando a necessidade de uma releitura do ambiente digital presente na sala de aula. O presente estudo traça um paralelo entre a necessidade de novas práticas educacionais e o processo de ensino-aprendizagem do aluno dentro do ambiente digital, em que um está conectado ao outro, pois a leitura das mídias digitais está ligada ao processo de formação do leitor. A pesquisa respalda-se teoricamente em estudos sobre letramentos em Kleiman (2005 e 2010) e Soares (2004), o objetivo principal do projeto é efetivamente produzir uma análise com as perspectivas multissemióticas e multimodais dentro do processo educacional.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutra Agênciapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/*
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectGêneros discursivospt_BR
dc.subjectAmbientes Digitaispt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.titleA prática de metodologias ativas sob o contexto do letramento digital em sala de aulapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA JOELMA - 2023 - ATUALIZADA FINAL 2.pdf611.75 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons