Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/63067
Tipo: Artigo de Periódico
Título: "Não precisa pensar que é coisa com coisa, porque não é coisa com coisa, não!": práticas de numeramento protagonizadas pelas trançadeiras de palha na comunidade Lapinha (MG)
Título(s) alternativo(s): "Don’t go thinking it’s all right and tight, cause it’s neither right nor tight": numeracy practices led by straw braiders in the community of Lapinha (MG)
Autor(es): Eliziara Pereira Coutinho
Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca
Resumo: Descrevendo o trabalho das mulheres da Comunidade Lapinha em Morro do Pilar (MG) trançando palha de Coqueiro Indaiá para confecção de chapéu, este artigo aponta como, nesse processo, essas mulheres protagonizam práticas matemáticas – identificadas como práticas de numeramento, para destacar sua natureza sociocultural e sua dimensão discursiva. Tendo acompanhado e conversado com as trançadeiras durante as várias etapas da confecção dos chapéus, identificamos seus modos de protagonizar práticas de numeramento nas posições discursivas que assumem enquanto desempenham e narram tais etapas. Destacamos, aqui, o que observamos na etapa da trançagem da palha, refletindo sobre como essas posições confrontam a lógica da matemática hegemônica ensinada na escola. O estudo busca conhecer melhor as trançadeiras e a atividade de confecção do chapéu, que sobrevive ao tempo e fortalece a identidade da comunidade. Apostamos na contribuição desse conhecimento para as reflexões sobre o ensino de matemática, em especial, na Educação do Campo.
Abstract: Describing women’s work of braiding straw for hat making, in Community of Lapinha in Morro do Pilar (MG-Brazil), this article points out how, in this process, these women carry out mathematical practices – identified as numeracy practices, to highlight its sociocultural nature and its discursive dimension. Having followed and talked with the braiders during the various stages of hat making, we identified numeracy practices in their discursive positions while performing and narrating such stages. Here, we highlight what we observed in the straw braiding stage, reflecting on how these positions confront the logic of hegemonic mathematics taught at school. The study seeksto better understand the braiders and the hat making activity, which resists time and strengthens the community identity. We believe on the contribution of this knowledge to the reflections on mathematics teaching, especially in Rural Education.
Assunto: Artesãs
Matematica - estudo e ensino
Educação rural
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.46312/pem.v15i38.15238
URI: http://hdl.handle.net/1843/63067
Data do documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/15238
metadata.dc.relation.ispartof: Perspectivas da educação matemática
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