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Tipo: Monografia (especialização)
Título: Sistema Mineiro de Administração Escolar (SIMADE): avaliação do impacto e da percepção dos usuários operacionais sobre os desafios na gestão das escolas estaduais de Minas Gerais.
Autor(es): Daiane Gomes de Oliveira
primer Tutor: Leydiana de Sousa Pereira
primer miembro del tribunal : Aline Amaral Leal Barbosa
Segundo miembro del tribunal: Mateus Müller Franco
Resumen: O presente estudo tem por objetivo avaliar o impacto e os desafios na gestão das escolas estaduais de Minas Gerais gerados pela utilização do SIMADE e dos sistemas integrados (Diário Escolar Digital (DED), Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM) e Educacenso) que influenciam na manutenção dos dados e informações dos alunos. Especificamente, buscou-se apresentar como os dados e informações contidos no SIMADE interferem na gestão das escolas, descrever as dificuldades e inconsistências percebidas pelos usuários operacionais, verificar como as funcionalidades do sistema agilizam o atendimento a comunidade escolar e sugerir ações para facilitar a manutenção dos dados e informações de forma fidedigna. Em termos metodológicos, esta pesquisa pode ser classificada como quantitativa e qualitativa, descritiva e de procedimento técnico documental. Para tanto, foi disponibilizada uma pesquisa pública nas redes sociais, obtendo-se 25 respostas dos secretários e assistentes técnicos de educação básica (ATB´s), que permitiu a identificação dos principais problemas e dificuldades enfrentadas e verificou a aceitabilidade e a percepção de melhoria com a implantação de possíveis ações para minimizar esses problemas. Embasando-se no referencial teórico e nos resultados da pesquisa foram propostas ações com o intuito de tornar o sistema mais eficiente, auxiliando assim, no planejamento e no processo de tomada de decisões pelos gestores escolares, proporcionando também, agilidade no atendimento a comunidade escolar.
Abstract: The present study aims to evaluate the impact and challenges in the management of state schools in Minas Gerais generated by the use of SIMADE and integrated systems (Digital School Diary (DED), Unified Registration and Enrollment Referral System (SUCEM) and Educacenso) that influence the maintenance of student data and information. Specifically, we sought to present how the data and information contained in SIMADE interfere in the management of schools, describe the difficulties and inconsistencies perceived by operational users, verify how the system's functionalities speed up service to the school community, and suggest actions to facilitate the maintenance of data and information reliably. In methodological terms, this research can be classified as a quantitative and qualitative descriptive and technical documental procedure. To this end, a public survey was made available on social media, obtaining 25 responses from essential education secretaries and technical assistants (ATBs), which allowed the identification of the main problems and difficulties faced and verified acceptability and perception of improvement. With the implementation of possible actions to minimize these problems. Based on the theoretical framework and research results, measures were proposed to make the system more efficient, thus assisting in the planning and decisionmaking process by school managers and also providing agility in serving the school community.
Asunto: Gestão pública
Administração
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: CAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIA
Curso: Curso de Especialização em Gestão Pública
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/63182
Fecha del documento: 27-sep-2023
Aparece en las colecciones:Especialização em Gestão Pública

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