Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/63184
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Progressão de carreira e as verbas retidas dos servidores na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
Autor(es): Camila de Cássia Evangelista
Primeiro Orientador: Antônio Artur de Souza
Primeiro membro da banca : Thaís Alves dos Santos
Segundo membro da banca: Deborah Mara Siade Barbosa
Resumo: O presente trabalho busca compreender as questões que envolvem as verbas retidas oriundas do atraso da efetivação dos processos de progressão de carreira do servidor efetivo da Secretaria de Estado de Minas Gerais. A pesquisa descritiva e com abordagem qualitativa valeu-se dos dados coletados dos sistemas SISPP e SISAP para identificar servidores efetivos e ativos, servidores designados e o total de processos de progressão de carreira que ainda não foram efetivados. Utilizou-se um método descritivo para o entendimento das interfaces da progressão de carreira e das verbas retidas em conformidade com a Lei de responsabilidade Fiscal e a Dotação Orçamentária. Os resultados evidenciam que o sistema informatizado do Estado não confere automaticamente a progressão de carreira ao servidor que implementar os requisitos legais para obtê-la. Há um acúmulo de progressões ainda a serem concedidas podendo se somar ao total das verbas retidas já existentes e que envolve mais de R$1 bilhão aos cofres públicos de Minas Gerais. Conclui-se que é prática que vem se repetindo ao longo dos anos a retenção de verbas originadas de atraso no pagamento das progressões de carreira, decorrente por vezes de cenários fiscais adversos e fatores exógenos, por má gestão de recursos públicos e, ainda por violações às regras de disciplina fiscal. E, ainda é possível dizer que a “verba retida” pode ser considerada como um dano ao erário, pois é factível de demandas judiciais e, assim, incidência de correção monetária, impactando a gestão financeira do Estado.
Assunto: Administração
Gestão Pública
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Curso de Especialização em Gestão Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/63184
Data do documento: 21-Out-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROGRESSAO DE CARREIRA E AS VERBAS RETIDAS DOS SERVIDORES NA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCACAO DE MINAS GERAIS.pdf1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons