Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/63184
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Antônio Artur de Souza | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0597505816212353 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Thaís Alves dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Deborah Mara Siade Barbosa | pt_BR |
dc.creator | Camila de Cássia Evangelista | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-22T13:51:38Z | - |
dc.date.available | 2024-01-22T13:51:38Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-21 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/63184 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho busca compreender as questões que envolvem as verbas retidas oriundas do atraso da efetivação dos processos de progressão de carreira do servidor efetivo da Secretaria de Estado de Minas Gerais. A pesquisa descritiva e com abordagem qualitativa valeu-se dos dados coletados dos sistemas SISPP e SISAP para identificar servidores efetivos e ativos, servidores designados e o total de processos de progressão de carreira que ainda não foram efetivados. Utilizou-se um método descritivo para o entendimento das interfaces da progressão de carreira e das verbas retidas em conformidade com a Lei de responsabilidade Fiscal e a Dotação Orçamentária. Os resultados evidenciam que o sistema informatizado do Estado não confere automaticamente a progressão de carreira ao servidor que implementar os requisitos legais para obtê-la. Há um acúmulo de progressões ainda a serem concedidas podendo se somar ao total das verbas retidas já existentes e que envolve mais de R$1 bilhão aos cofres públicos de Minas Gerais. Conclui-se que é prática que vem se repetindo ao longo dos anos a retenção de verbas originadas de atraso no pagamento das progressões de carreira, decorrente por vezes de cenários fiscais adversos e fatores exógenos, por má gestão de recursos públicos e, ainda por violações às regras de disciplina fiscal. E, ainda é possível dizer que a “verba retida” pode ser considerada como um dano ao erário, pois é factível de demandas judiciais e, assim, incidência de correção monetária, impactando a gestão financeira do Estado. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gestão Pública | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Gestão pública | pt_BR |
dc.subject | Dotação orçamentária | pt_BR |
dc.subject | Progressão de carreira | pt_BR |
dc.subject | Responsabilidade fiscal | pt_BR |
dc.subject.other | Administração | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão Pública | pt_BR |
dc.title | Progressão de carreira e as verbas retidas dos servidores na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Pública |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PROGRESSAO DE CARREIRA E AS VERBAS RETIDAS DOS SERVIDORES NA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCACAO DE MINAS GERAIS.pdf | 1.27 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License