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Tipo: Monografia (especialização)
Título: O gerenciamento de processos na gestão pública: um estudo de caso sobre o ensino médio em tempo integral na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
Autor(es): Andréa Botelho de Abreu
primer Tutor: Leydiana de Sousa Pereira
Resumen: Este trabalho objetiva analisar a relevância da utilização do Mapeamento de Processos também conhecido como Business Process Management – BPM, na gestão do Programa Ensino Médio em Tempo Integral implementado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Trata-se de um estudo de caso com observação participante natural uma vez que a autora atua na gestão do programa. A pesquisa bibliográfica sobre a utilização da ferramenta BPM em organizações públicas fornece a fundamentação teórico-metodológica necessária à construção do estudo que também fundamentou-se nos documentos orientadores, normativas e diretrizes internas do programa na rede estadual de ensino. A ferramenta de mapeamento de processo escolhida foi o Diagrama de Tartaruga, tendo em vista sua relevante capacidade de organização compacta e objetiva das informações. Os dados coletados e analisados foram obtidos por meio da participação cotidiana da autora no programa e subsidiaram a elaboração de uma proposta de mapeamento de processo a ser implementada pela organização e as considerações apresentadas indicam a potencialidade do mapeamento de processos na proposição, planejamento e execução de ações inerentes à governança de programas estratégicos de organizações públicas.
Abstract: This article examines the relevance of using Process Mapping, also known as Business Process Management (BPM), in the management of the Full-Time High School Program implemented by the Minas Gerais State Department of Education. This is a case with natural participant observation, since the author works in the management of the program. Bibliographical research on the use of the BPM tool in public organizations provided the theoretical and methodological basis for the study, which was also based on the guiding documents, regulations and internal guidelines of the programme in the state education network. The process mapping tool chosen was the Turtle Diagram, given its significant capacity for compact and objective organization of information. The data collected and analyzed was obtained through the author's day-to-day participation in the program and supported the preparation of a process mapping proposal to be implemented by the organization. The considerations presented indicate the potential of process mapping in proposing, planning and executing actions inherent to the governance of strategic programs in public organizations.
Asunto: Administração
Gestão Pública
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Curso: Curso de Especialização em Gestão Pública
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/63185
Fecha del documento: 27-sep-2023
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