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dc.contributor.advisor1Leydiana de Sousa Pereirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9005908968134615pt_BR
dc.creatorAndréa Botelho de Abreupt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2431640571947184pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-22T13:53:56Z-
dc.date.available2024-01-22T13:53:56Z-
dc.date.issued2023-09-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/63185-
dc.description.abstractThis article examines the relevance of using Process Mapping, also known as Business Process Management (BPM), in the management of the Full-Time High School Program implemented by the Minas Gerais State Department of Education. This is a case with natural participant observation, since the author works in the management of the program. Bibliographical research on the use of the BPM tool in public organizations provided the theoretical and methodological basis for the study, which was also based on the guiding documents, regulations and internal guidelines of the programme in the state education network. The process mapping tool chosen was the Turtle Diagram, given its significant capacity for compact and objective organization of information. The data collected and analyzed was obtained through the author's day-to-day participation in the program and supported the preparation of a process mapping proposal to be implemented by the organization. The considerations presented indicate the potential of process mapping in proposing, planning and executing actions inherent to the governance of strategic programs in public organizations.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetiva analisar a relevância da utilização do Mapeamento de Processos também conhecido como Business Process Management – BPM, na gestão do Programa Ensino Médio em Tempo Integral implementado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Trata-se de um estudo de caso com observação participante natural uma vez que a autora atua na gestão do programa. A pesquisa bibliográfica sobre a utilização da ferramenta BPM em organizações públicas fornece a fundamentação teórico-metodológica necessária à construção do estudo que também fundamentou-se nos documentos orientadores, normativas e diretrizes internas do programa na rede estadual de ensino. A ferramenta de mapeamento de processo escolhida foi o Diagrama de Tartaruga, tendo em vista sua relevante capacidade de organização compacta e objetiva das informações. Os dados coletados e analisados foram obtidos por meio da participação cotidiana da autora no programa e subsidiaram a elaboração de uma proposta de mapeamento de processo a ser implementada pela organização e as considerações apresentadas indicam a potencialidade do mapeamento de processos na proposição, planejamento e execução de ações inerentes à governança de programas estratégicos de organizações públicas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.subjectMapeamento de Processospt_BR
dc.subjectGovernançapt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.subject.otherGestão Públicapt_BR
dc.titleO gerenciamento de processos na gestão pública: um estudo de caso sobre o ensino médio em tempo integral na Secretaria de Estado de Educação de Minas Geraispt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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